Trump insinua que Biden já sabia de câncer e ocultou diagnóstico enquanto presidente
Diagnóstico de tumor 'agressivo' foi apresentado ao democrata na sexta-feira, segundo equipe

Após desejar uma boa recuperação ao adversário político, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, insinuou na segunda-feira 19 que o ex-mandatário Joe Biden, 82 anos, sabia do diagnóstico de câncer de próstata “agressivo” e teria ocultado a doença.
“É muito triste”, disse Trump a jornalistas. “Estou surpreso que a população não foi informada há muito tempo. Até se chegar a esse escore 9 leva muito tempo”, disse, citando o escore de Gleason, um sistema de pontuação usado por médicos para medir a agressividade do câncer.
+ Escore de Gleason: entenda gravidade do câncer de próstata de Joe Biden
Dentro da escala, que vai até 10, um índice 9 significa que a doença deve avançar rapidamente. O diagnóstico do câncer foi apresentado ao democrata na sexta-feira, com a informação de que as células cancerígenas estão se espalhando para os ossos.
“Embora esta represente uma forma mais agressiva da doença, o câncer parece ser sensível a hormônios, o que permite um tratamento eficaz”, afirmou o gabinete de Biden, completando: “O presidente e sua família estão analisando as opções de tratamento com seus médicos”.
+ Biden quebra silêncio sobre diagnóstico de câncer de próstata ‘agressivo’
Segundo um especialista ouvido pela agência de notícias Reuters, é raro que um câncer de próstata não seja detectado antes de atingir o escore 9.
“Acredito que o ex-presidente deva fazer um check-up bastante completo a cada ano”, disse Chris George, diretor do departamento de oncologia do Northwestern Health. “É difícil de acreditar que ele tenha feito qualquer exame de sangue no último ano que tenha tido um resultado normal”.