Trump e Putin apertam mãos em primeiro encontro cara a cara
Presidentes devem realizar conversas privadas nos bastidores da cúpula ainda nesta sexta
O presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apertaram as mãos durante seu primeiro encontro cara a cara na cúpula do G20 na Alemanha durante a manhã desta sexta-feira (07).
Putin e Trump devem realizar conversas privadas nos bastidores da cúpula ainda nesta sexta.
O relacionamento dos dois líderes é marcado por polêmicas. Na quinta-feira, em discurso na Polônia, Trump defendeu pela primeira vez com ênfase o compromisso de segurança e defesa mútua firmado pela Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), da qual a Rússia não é um país-membro.
O líder americano também disse que a Rússia era um elemento ‘desestabilizador’ na região e pediu que o país se comportasse de maneira responsável. Putin ainda não comentou sobre o assunto.
FBI, hackers e conexões
Nas eleições americanas, a Rússia foi a principal acusada de invadir o sistema de emails de Hillary Clinton e divulgar informações confidenciais comprometedoras da então candidata democrata.
Durante toda a campanha eleitoral de Trump, Putin sinalizou publicamente sua preferência por uma vitória do republicano. Os dois trocaram elogios públicos e Trump prometeu melhorar as relações dos EUA com a Rússia.
Mais tarde, Trump entrou em conflito com o FBI por investigações sobre suas supostas conexões com a Rússia.
(Com Reuters)