Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Trump diz que tem ‘autoridade total’ para acabar com isolamento

Declarações são o mais recente embate do presidente com governadores; Constituição americana diz que saúde pública está sob domínio de autoridades estaduais

Por Da Redação
Atualizado em 14 abr 2020, 10h51 - Publicado em 14 abr 2020, 10h26
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente americano, Donald Trump, voltou a dizer na noite desta segunda-feira 13 que partirá dele a determinação de reabrir a economia do país, após semanas de isolamento devido à pandemia do novo coronavírus. “Quando alguém é presidente dos Estados Unidos, a autoridade é total”, afirmou.

    De acordo com o republicano, a Casa Branca está finalizando um plano de reabertura gradual. Segundo a imprensa americana, a previsão é que as medidas de restrição sejam aliviadas a partir de maio.

    As declarações de Trump fazem parte do seu mais recente embate com os governadores do país. Desde o início da pandemia nos Estados Unidos, o republicano trava uma batalha para centralizar o poder e as decisões na Casa Branca.

    Na etapa mais recente do conflito, dez governadores das costas leste e oeste do país se reuniram em dois grupos para traçar uma estratégia em busca da retomada das atividades em seus estados. A ação irritou Trump.

    Continua após a publicidade

    Pelo Twitter na segunda-feira, o presidente já havia dito que ele é quem vai decidir como e quando flexibilizar as medidas de isolamento social do país atingido por coronavírus. De acordo com a Constituição americana, contudo, a saúde pública e a segurança estão majoritariamente sob domínio das autoridades estaduais e locais.

    Apesar de Trump ter emitido recomendações de distanciamento social, foram os governadores e líderes locais que instituíram restrições obrigatórias, como o fechamento do comércio não essencial. O presidente relutou a acatar o isolamento como medida obrigatória para impedir o avanço da contaminação.

    ASSINE VEJA

    O vírus da razão
    O vírus da razão O coronavírus fura a bolha de poder inflada à base de radicalismo. Leia também: os relatos de médicos contaminados e a polêmica da cloroquina ()
    Clique e Assine

    Os Estados Unidos têm atualmente 582.500 casos confirmados da Covid-19 e 23.649 mortes confirmadas – é a nação com maior número de óbitos e casos no mundo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.