Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Trump diz que está pronto para lidar com ‘surpresa’ norte-coreana

Ex-conselheiro John Bolton disse que é provável que o governo dos EUA tenha que admitir publicamente que sua política para Coreia do Norte foi um fracasso

Por Agência Brasil
25 dez 2019, 11h38
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente americano, Donald Trump, disse que os Estados Unidos vão conseguir lidar com qualquer surpresa da Coreia do Norte. Em conversa com repórteres, em seu resort na Flórida nesta terça-feira 24, Trump se referiu às recentes ameaças de Pyongyang.

    O presidente americano disse: “Vamos ver o que vai acontecer. Eu vou lidar com as coisas conforme ocorrerem”. Ele também afirmou que o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, pode enviar “um belo vaso, em vez de um teste de míssil”.

    A Coreia do Norte estabeleceu unilateralmente o fim do ano como prazo para que os Estados Unidos suspendam sanções e façam outras concessões nas negociações sobre desnuclearização. Pyongyang alertou que depende apenas de Washington o tipo de “presente de Natal” que vai receber.

    Trump havia sugerido anteriormente que os Estados Unidos poderiam utilizar força militar contra a Coreia do Norte.

    John Bolton

    O ex-conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos John Bolton disse que é provável que o governo Trump tenha que admitir publicamente que sua política para a Coreia do Norte foi um grande fracasso.

    Continua após a publicidade

    No último domingo 22, o site de notícias Axios publicou entrevista com Bolton, que foi demitido pelo presidente Trump em setembro. O ex-conselheiro disse que não acredita que o governo Trump “realmente esteja falando sério” quando o próprio presidente ou outras autoridades prometem impedir a Coreia do Norte de ter armas nucleares.

    Bolton disse ainda que a impressão de que os Estados Unidos estariam pressionando a Coreia do Norte o máximo possível infelizmente não é verdade.

    O ex-conselheiro criticou Trump por ter declarado não estar preocupado com os testes de mísseis de curto alcance feitos pela Coreia do Norte. Segundo Bolton, esta declaração é passível de ser interpretada como um sinal de que o presidente não está preocupado com o risco em potencial que esses testes representam para o Japão e a Coreia do Sul, aliados dos Estados Unidos, ou para as tropas americanas posicionadas na região.

    John Bolton disse que caso o líder norte-coreano, Kim Jong-un, cumpra sua ameaça de dar aos Estados Unidos um “presente de Natal”, a Casa Branca deve admitir que errou em sua abordagem com a Coreia do Norte.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.