Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Trump chega a tribunal em Miami e se rende para a polícia

O primeiro ex-presidente a ser indiciado na esfera federal enfrenta 37 acusações sobre o desvio de documentos secretos da Casa Branca para sua residência

Por Da Redação
Atualizado em 13 jun 2023, 15h35 - Publicado em 13 jun 2023, 15h23

Donald Trump, o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a ser acusado de crimes federais, será indiciado nesta terça-feira, 13, em relação a um caso que envolve o desvio de documentos secretos da Casa Branca para sua residência pessoal, na Flórida. Ele chegou a um tribunal federal em Miami nesta tarde, onde se renderá para a polícia e será escoltado até o 13º andar.

Lá, ele escutará, pela primeira vez, todas as acusações em detalhe.

Trump, candidato presidencial republicano cujas tentativas de reverter sua derrota eleitoral em 2020 abalaram a democracia americana, chegou ao Tribunal Wilkie D. Ferguson Jr., no centro da cidade, para enfrentar as acusações criminais federais que o responsabilizam por reter, de maneira ilegal, segredos de Estado na área de defesa. O caso também o imputa por obstrução de Justiça, por ter se recusado a entregar os documentos confidenciais após solicitação do órgão Arquivos Nacionais e Administração de Documentos, bem como do Departamento de Justiça.

Uma multidão pequena, mas animada, se reuniu do lado de fora do tribunal para expressar apoio ao ex-presidente.

Trump foi preso por autoridades do Serviço de Delegados dos Estados Unidos e foi fichado no tribunal, assim como seu co-réu e fiel assistente Walt Nauta.

Continua após a publicidade

Espera-se que os delegados façam cópias eletrônicas de suas impressões digitais em algum momento durante os procedimentos de hoje. Não se espera que eles tirem uma foto de Trump, devido à sua capacidade de reconhecimento.

Trump é a primeira pessoa que ocupou o Salão Oval da Casa Branca, em todos os 247 anos de história do país, a ser indiciado por um grande júri.

As 37 acusações criminais, reveladas parcialmente na sexta-feira 9, responsabilizam ex-presidente por revelar informações confidenciais a seus assessores e visitantes do seu resort na Flórida, Mar-a-Lago, armazenar caixas cheias de papéis secretos de forma irresponsável em sua residência pessoal – algumas foram encontradas na garagem, outras até no banheiro –, e mentir e obstruir a investigação federal.

Depois que o Departamento de Justiça se debruçou sobre o caso, Trump continuou evasivo e driblou uma série de pedidos de devolução da papelada. A investigação, então, conseguiu um mandado judicial para que o FBI pudesse fazer uma batida em Mar-a-Lago e recuperar o material. A polícia federal encontrou 26 caixas de documentos, sendo que ao menos 300 deles estavam classificados como “ultrassecretos”.

Continua após a publicidade

O público pode não chegar a ver Trump no tribunal. A comitiva do ex-presidente entrou por uma garagem subterrânea, e fotos ou câmeras não são permitidas dentro do prédio.

Sua aparição incluirá a leitura do indiciamento oficial, durante a qual o ex-presidente deve apresentar um apelo. Espera-se que ele se declare inocente (“not guilty“).

Embora as autoridades tenham reforçado a segurança do tribunal e nos arredores do centro de Miami, antecipando um possível protesto agressivo de eleitores trumpistas, poucos apoiadores do ex-presidente se reuniram em sua defesa.

Após sua audiência no tribunal, Trump deve voltar de avião para seu clube de golfe, o Trump National Golf Club, em Bedminster, em Nova Jersey, para fazer comentários em sua defesa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.