Trump anuncia acordo com Japão e redução de tarifa
Taxação de produtos japoneses importados cairá de 25% para 15%
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta terça-feira, 22, que fechou um acordo com o Japão para reduzir a tarifa a importações do país de 25% para 15%. “Acabamos de concluir um acordo massivo com o Japão, talvez o maior acordo já feito”, afirmou Trump em sua rede social, a Truth Social.
Além de reduzir a alíquota que será aplicada a partir de 1º de agosto, o acordo também prevê que um investimento de 550 bilhões de dólares do Japão nos EUA, com o país americano recebendo “90% dos lucros”, segundo o republicano. O presidente não explicou como esses investimentos funcionariam.
“Esse acordo criará centenas de milhares de empregos — nunca houve nada igual. Talvez o mais importante, o Japão abrirá seu país ao comércio, incluindo carros e caminhões, arroz e outros produtos agrícolas, entre outras coisas”, escreveu Trump.
O Japão é a quinta maior fonte de importações dos Estados Unidos. No ano passado, a mercadoria enviada pelo país asiático aos americanos somou 148 bilhões de dólares. Carros, peças automotivas e máquinas agrícolas e de construção estavam entre os principais produtos.
Mais cedo, Trump anunciou acordos comerciais com as Filipinas e com a Indonésia. Ambos preveem tarifas de 19% sobre os produtos que os EUA importam desses dois países, enquanto os produtos americanos exportados para lá não serão taxados.
Brasil está próximo de ter ministro de tribunal superior preso, diz senador
Cruz Azul x Flamengo: onde assistir, horário e escalações
Moradores do Retiro dos Artistas comovem com pedidos de Natal
Presidente da CCJ diz que pretende ‘enterrar’ projeto que reduz pena de Bolsonaro
Qual eleitor mais se arrepende de ter votado em Lula, segundo o Datafolha







