Trump ameaça taxar Brics em 100% em caso de criação de nova moeda
Brasil lidera proposta que visa independência do dólar americano
O presidente eleito para governar os Estados Unidos a partir de 2025, Donald Trump, disse neste sábado que deve impor tarifa de 100% aos países membros do Brics caso o bloco confirme a substituição da moeda americana por uma nova em suas transações comerciais. “Não há nenhuma chance dos Brics substituírem o dólar americano no comércio internacional, e qualquer país que tentar deve dizer adeus aos Estados Unidos”, disse.
A ameaça foi feita na Truth Social, rede social que criou ao ser banido dos então Twitter, e responde a proposta do grupo em criar uma moeda que torne os países menos dependentes do câmbio americano em suas transações internas. O Brasil é um dos principais idealizadores desde proposição, que integra um movimento para fortalecer o banco dos Brics, hoje presidido por Dilma Rousseff.
O grupo, cuja presidência deve ser assumida pelo Brasil ainda neste ano e se estenderá por 2025, conta com dez membros plenos. Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul já faziam parte da reunião de países de emergentes, que, desde janeiro, também acolhe Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos.
Os membros do bloco, incluindo o Itamaraty, ainda não se manifestaram sobre a ameaça.