PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Três meninos da caverna e treinador recebem cidadania tailandesa

Membros do time de futebol Javalis Selvagens faziam parte de uma comunidade apátrida na fronteira da Tailândia

Por Da Redação
Atualizado em 9 ago 2018, 12h08 - Publicado em 9 ago 2018, 11h41

A Tailândia concedeu na quarta-feira (8) cidadania para três dos meninos que passaram mais de duas semanas presos em uma caverna no norte do país e seu treinador de futebol.

Os três jogadores do time de futebol Javalis Selvagens e o técnico faziam parte da comunidade apátrida que geralmente reside na fronteira da Tailândia com os vizinhos Mianmar, Camboja, Malásia e Laos.

“Ao fornecer a esses rapazes e ao treinador a cidadania, a Tailândia dá a eles a oportunidade de sonhar com um futuro melhor e alcançar seu máximo potencial”, disse Carol Batchelor, assessora especial do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) sobre a comunidade apátrida.

“Abre o caminho para que alcancem suas aspirações e participem como membros plenos da sociedade a qual pertencem”, completou.

O reconhecimento formal, que chega um mês depois do midiático resgate, garante a eles o acesso a direitos e serviços básicos, como a liberdade de movimento, casamento e acesso à compra de um imóvel, entre outros.

Continua após a publicidade

“As pessoas apátridas frequentemente enfrentam uma vida cheia de incertezas”, disse Batchelor, ao elogiar o “exemplo positivo” dado pela Tailândia.

Somsak Khanakham, chefe do distrito de Mae Sai — cidade da província de Chiang Rai e perto de onde está localizada a caverna —, entregou os documentos que credenciam a nacionalidade do quarteto durante uma cerimônia ontem .

Ele disse durante o ato, retransmitido pelo Facebook, que todos eles cumpriam os requisitos para obter os documentos. Além disso, afirmou que a entrega da cidadania não tem relação com o midiático caso da caverna.

Continua após a publicidade

Os doze adolescentes, entre 11 e 16 anos, e seu treinador, de 26, entraram na caverna Tham Luang durante uma excursão no dia 23 de junho, quando uma súbita tempestade inundou o caminho de saída da gruta.

As operações de resgate contaram com a participação de mais de 1.300 pessoas e com mergulhadores de todo o mundo. Os meninos só foram retirados da caverna em 10 de julho. Durante os trabalhos de socorro, o mergulhador voluntário Saman Kunan acabou morrendo.

(Com EFE)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.