Tornados e chuvas torrenciais devastam partes dos EUA e deixam sete mortos
Alertas foram emitidos em ao menos 15 estados americanos e autoridades citam risco crescente de inundações catastróficas nos próximos dias

Desde a noite de quarta-feira, 2, tornados e tempestades violentas devastam o centro e o sul dos Estados Unidos, deixando um rastro de destruição. Quase 300 alertas de tornado foram emitidos pelo Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA em ao menos 15 estados, e as autoridades alertam para um risco crescente de inundações catastróficas nos próximos dias.
Pelo menos sete pessoas morreram — cinco no Tennessee, uma no Missouri e outra em Indiana. No Kentucky, destroços arremessados pelos ventos feriram uma família, deixando um membro em estado grave. Além disso, mais de 400 mil imóveis foram afetados por apagões, segundo o portal PowerOutage.us.
A cidade de Nevada, no Missouri, foi uma das mais impactadas, com postes derrubados e vagões de trem virados pela força dos ventos. No Tennessee, imagens de drone capturaram cavalos fugindo de enchentes em Goodlettsville, enquanto equipes de resgate continuam as buscas por vítimas.
Embora as tempestades tenham perdido um pouco de intensidade na manhã desta quinta-feira, 3, novas ondas de chuvas fortes e possíveis tornados ainda são esperados. Meteorologistas preveem que o mau tempo pode persistir até sábado, 5, agravando os impactos já registrados.
Autoridades meteorológicas classificaram o fenômeno como um “evento de precipitação histórica”. Memphis, por exemplo, pode registrar um volume de precipitação considerado um evento “de 500 anos”, enquanto Paducah, no Kentucky, pode enfrentar inundações estatisticamente vistas apenas uma vez a cada mil anos.
Com o risco de novas tempestades e alagamentos, autoridades reforçam o alerta para que moradores fiquem atentos às orientações de segurança e busquem abrigo. Só em 2025, mais de mil avisos de tornado já foram emitidos nos Estados Unidos, um dos números mais altos da história recente.