Clique e assine com 88% de desconto

Terremoto na Turquia provoca quatro mortes

Edifícios desabaram na cidade de Sivrice; tremor foi percebido também na Síria e no Iraque

Por Da Redação - 24 jan 2020, 17h55

Um terremoto de 6,5 graus na escala Richter sacudiu nesta sexta-feira, 24, o sudeste da Turquia e deixou ao menos quatro pessoas mortas. As autoridades estimam que o número aumentará nas próximas horas. O epicentro ocorreu na cidade de Sivrice, de 10.000 habitantes, na província de Elazig, segundo a agência turca de notícias Anadolu.

O tremor começou por volta das 18h GMT (15h em Brasília).  O ministro do Interior da Turquia, Süleyman Soylu, informou que quatro pessoas morreram devido ao terremoto, que também foi sentido no Iraque e na Síria. Não há ainda um balanço dos feridos.

Alguns prédios desabaram ou sofreram danos graves durante o sismo. Segundo o ministro, o número de vítimas deve subir. Equipes de resgate estão buscando sobreviventes nos escombros.

Voluntários em prédio destruído pelo sismo: número de óbitos deve aumentar, diz Ministério do Interior – 24/01/2020 DHA/AFP

Imagens divulgadas pela imprensa turca e nas redes sociais mostram rachaduras em vários imóveis da província de Elazig. Alguns internautas compartilharam vídeos de pessoas correndo em pânico de suas casas, em busca de proteção nas áreas livres.

Publicidade

O tempo fechado na região dificulta as operações de resgate e a avaliação dos danos.

O epicentro do terremoto foi localizado a 6,75 quilômetros da superfície. O Centro Sismográfico da Turquia reduziu a intensidade do tremor, inicialmente calculada em 6,8 graus, para 6,5.

(Com EFE)

Publicidade