Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Terremoto de 6,1 graus atinge Filipinas e deixa ao menos cinco mortos

Vítimas estavam em dois prédios que desabaram; linha de metrô e aeroporto interromperam operações temporariamente

Um terremoto de magnitude 6,1 atingiu a região central das Filipinas nesta segunda-feira, 22, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Ao menos cinco pessoas morreram na província de Pampanga, após o desabamento de dois edifícios.

O tremor ocorreu 60 quilômetros a noroeste de Manila, em uma profundidade de 40 quilômetros. O USGS inicialmente informou que a magnitude fora de 6,4, mas posteriormente reduziu o impacto.

Até o momento, três corpos foram encontrados em um prédio desmoronado na cidade de Porac, em Pampanga, ao norte de Manila, segundo a governadora da província, Lilia Pineda.

Outras duas pessoas – uma mulher idosa e seu neto – foram encontradas mortas nos escombros de outro edifício na cidade vizinha de Lubao, informou Pineda.

O Aeroporto de Clark anunciou seu fechamento por 24 horas para avaliar os danos. As operações foram suspensas temporariamente, mas não há relatos de estragos na pista.

Uma das principais linhas de metrô de Manila também interrompeu as operações para avaliar se há danos, informou a agência nacional de transportes. Segundo a Metro Pacific Tollways, que controla as linhas, uma importante ponte usada pelos trens pode não estar segura após o tremor.

As Filipinas ficam sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma região de grande atividade sísmica e vulcânica que é sacudida por cerca de 7.000 tremores por ano, a maioria moderada.

(Com AFP, Reuters e EFE)