Terremoto de 5,9 graus atinge região oeste do Japão
Tremor aconteceu às 19h58 deste domingo, pelo horário de Brasília, e teve o hipocentro a 10 quilômetros de profundidade de Osaka, na Ilha de Honshu
Um terremoto de 5,9 graus de magnitude na escala Ritcher atingiu nesta segunda (horário local) o oeste do Japão, mas sem alerta de tsunami, informou a Agência Meteorológica (JMA).
O tremor foi sentido às 7h58 no horário local (19h58 de domingo, pelo horário de Brasília) e teve o hipocentro a 10 quilômetros de profundidade de Osaka, na Ilha de Honshu – a maior do arquipélago japonês – e cerca de 500 quilômetros a oeste de Tóquio.
O terremoto causou a suspensão do serviço de trem-bala na região, assim como os serviços ferroviários das prefeituras de Osaka, Shiga, Kyoto e Nara. O aeroporto de Kansai, em Osaka, o mais importante do oeste japonês, foi fechado enquanto o estado das pistas era avaliado.
As autoridades locais, além disso, informaram que nenhum dos 15 reatores instalados na região foram afetados pelo tremor.
O governo do Japão formou uma equipe especial para obter informações relacionadas ao forte tremor. O porta-voz do governo japonês, Yoshihide Suga, confirmou que não houve grandes danos, mas pediu que a população fique atenta a novas informações.
Segundo a Agência Meteorológica do Japão, essa é a primeira vez que Osaka registra terremoto desta intensidade, desde que, em 1923, foi iniciada a sistematização de dados sobre estes fenômenos.