Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Satélite espião: Coreia do Norte diz ter fotos da Casa Branca e Pentágono

Após série de fracassos, regime de Kim Jong-un afirmou ter lançado com sucesso um dispositivo de reconhecimento para monitorar inimigos

Por Da Redação
28 nov 2023, 09h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A agência estatal de notícias da Coreia do Norte afirmou nesta terça-feira, 28, que o líder do país, o ditador Kim Jong-un, recebeu fotos da Casa Branca, do Pentágono e de um porta-aviões dos Estados Unidos na base naval de Norfolk, tiradas por um recém-lançado satélite espião. Após passar décadas sob a vigilância de governos e analistas estrangeiros, o regime norte-coreano parece ter o objetivo de poder retribuir a espionagem.

    Na semana passada, a Coreia do Norte comunicou que lançou com sucesso – após uma série de falhas nos meses anteriores – o seu primeiro satélite de reconhecimento. De acordo com Pyongyang, a finalidade do dispositivo é monitorar os movimentos militares dos seus principais inimigos, os Estados Unidos e a Coreia do Sul, descritos como “principais regiões-alvo”.

    Desde que foi lançado, a KCNA, mídia estatal, informou que o satélite fotografou cidades e bases militares na Coreia do Sul, Guam e Itália, além da capital dos Estados Unidos agora.

    “Quatro porta-aviões nucleares da Marinha dos Estados Unidos e um porta-aviões britânico foram vistos nas fotos”, afirmou a reportagem da KCNA, referindo-se às imagens que Kim revisou nesta terça.

    Até agora, porém, Pyongyang não divulgou nenhuma das fotografias. Analistas e governos estrangeiros não têm certeza da potência real do novo satélite – embora especialistas externos tenham confirmado que ele está em órbita. A Coreia do Sul, que recém adiou o lançamento de seu próprio satélite espião, disse que não conseguiu verificar as capacidades da Coreia do Norte no campo dos satélites.

    Continua após a publicidade

    Não há razão para duvidar que o satélite seja eficaz. No entanto, para que seja útil, por exemplo, em uma guerra, especialistas afirmam que a Coreia do Norte precisaria de múltiplos dispositivos no ar, o que deve demorar.

    Os Estados Unidos e a Coreia do Sul condenaram o lançamento do satélite espião como uma violação das resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas que proíbem qualquer uso de tecnologia balística.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.