Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Rússia registra maior ataque em seu território desde o início da guerra

Várias regiões, incluindo Moscou, Oryol, Ryazan, Bryansk, Kaluga e Pskov, foram atingidas por drones, que danificaram prédios e aeroportos

Por Da Redação
30 ago 2023, 08h42

A Rússia registrou, nesta quarta-feira, 30, o mais significativo ataque com drones dentro de seu território desde o início da guerra, em fevereiro de 2022. As explosões, que causaram danos a vários edifícios e aeroportos, paralisaram voos em todo o país.

Várias regiões, incluindo Moscou, Oryol, Ryazan, Bryansk, Kaluga e Pskov, foram alvo de drones nesta quarta. As autoridades russas, porém, não relataram nenhuma vítima e afirmaram que interceptaram quase todos os ataques.

O prefeito de Moscou, Sergey Sobyanin, disse nesta manhã que as forças de defesa aérea russas interceptaram um drone em direção à capital, no distrito de Ruza.

Em resposta à situação de segurança, todos os quatro aeroportos de Moscou suspenderam temporariamente os voos. Segundo Sobyanin, não houve vítimas ou danos registrados.

O Ministério da Defesa da Rússia disse que suas forças interceptaram três drones ucranianos sobre a região de Bryansk, que danificaram um prédio administrativo, assim como outro veículo aéreo não tripulado (VANT) sobre a região de Oryol.

A pasta também disse que derrubou um VANT sobre a região de Kaluga, ao mesmo tempo que frustrou dois outros ataques na região de Ryazan. As autoridades locais confirmaram os ataques, dizendo que não houve registro imediato de vítimas.

Continua após a publicidade

Em Pskov, a cerca de 600 quilômetros de distância da Ucrânia, drones também atacaram um aeroporto na noite de terça-feira, causando danos a quatro aeronaves militares IL-76 e levando ao cancelamento de todos os voos. Um incêndio eclodiu no aeroporto como resultado das explosões.

O governador da região de Pskov, Mikhail Vedernikov, disse que todos os voos permanecerão cancelados até quinta-feira, “para esclarecer a natureza dos possíveis danos à pista”.

Também nesta quarta-feira, a Rússia conduziu um ataque “massivo” à capital da Ucrânia, Kiev, usando drones e mísseis, disse Serhii Popko, chefe da administração militar da cidade.

“Kiev não sofre um ataque tão poderoso desde a primavera [maio a junho no Hemisfério Norte]”, escreveu Popko no Telegram.

Continua após a publicidade

Ele acrescentou que vários grupos de drones viajaram em direção a Kiev “de diferentes direções”, e posteriormente mísseis foram lançados em direção à cidade por bombardeiros estratégicos Tu-95MS.

As forças de defesa aérea destruíram mais de 20 “alvos inimigos”, segundo Popko. Dois homens de 26 e 36 anos morreram, enquanto outros três sofreram ferimentos devido à queda de destroços, segundo a administração militar da cidade de Kiev, sendo que dois deles foram hospitalizados.

O prefeito de Kiev disse que os serviços de bombeiros e resgate continuam trabalhando nesta quarta-feira, principalmente nos escombros dos distritos de Darnitsky e Shevchenkivskiy.

O general Valerii Zaluzhnyi, comandante-em-chefe das Forças Armadas ucranianas, disse que a Rússia disparou um total de 28 mísseis de cruzeiro contra a Ucrânia durante a noite, além de 16 drones.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.