Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Rússia reforçará forças na fronteira ocidental para fazer frente à Otan

'Contramedidas adequadas': Moscou vai formar doze novas unidades do exército em seu distrito militar ocidental

Por Da Redação
Atualizado em 20 Maio 2022, 09h48 - Publicado em 20 Maio 2022, 09h13
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, disse nesta sexta-feira, 20, que as candidaturas da Finlândia e da Suécia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) vão aumentar as ameaças militares perto das fronteiras ocidentais da Rússia e que está tomando “contramedidas adequadas”.

    Em um discurso, Shoigu também disse que os Estados Unidos intensificaram os voos estratégicos de bombardeiros nos últimos anos, enviaram navios de guerra para o Mar Báltico e aumentaram os exercícios de treinamento na região com seus parceiros da Otan.

    Em entrevista à agência de notícias russa Interfax, Shoigu afirmou que a adesão da Suécia e da Finlândia à aliança militar levou a um aumento nas ameaças militares perto da fronteira. Ele também foi citado pela agência de notícias estatal Ria, dizendo que Moscou responderia a essas ameaças formando doze novas unidades em seu distrito militar ocidental.

    “A tensão continua a crescer na zona de responsabilidade do Distrito Militar Ocidental. Estamos tomando as contramedidas adequadas”, disse Shoigu.

    A Finlândia e a Suécia solicitaram formalmente a adesão à aliança de defesa ocidental Otan na quarta-feira 18. Ironicamente, um dos motivos mais citados pelo presidente russo, Vladimir Putin, para justificar a invasão era manter Kiev fora da própria Otan, para não trazer forças ocidentais às fronteiras de seu país.

    Continua após a publicidade

    Se bem-sucedidos, os pedidos representariam a expansão mais significativa da Otan em décadas, dobrando a fronteira da aliança com a Rússia, que repetidamente alertou que seria forçada “restaurar o equilíbrio” das forças no continente, após o que chamou de “um erro grave”.

    No entanto, a resposta de Moscou até agora tem sido relativamente silenciosa. Putin descreveu que a adesão da Finlândia e da Suécia não é uma ameaça em si e a Rússia só vai reagir se implementarem infraestrutura militar em seus territórios.

    Mesmo assim, em última análise, esta é uma derrota para Putin. Se procurou reduzir a influência da aliança na Europa, ele só fez ampliá-la.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.