Em nova ofensiva, Rússia lança 76 drones sobre Kiev – e 72 são abatidos
Zelensky fez um apelo para que as forças militares ucranianas fortaleçam a defesa contra ataques aéreos
A Rússia lançou na madrugada deste sábado, 14, um ataque composto por 76 drones de guerra contra Kiev e outras cidades da Ucrânia. As defesas ucranianas, no entanto, abateram 72 dos equipamentos.
Não houve registro de mortos ou feridos. Contudo, o ataque russo danificou edifícios em várias partes do país. De acordo com autoridades de Kiev, fragmentos de drones caíram em um prédio municipal no distrito de Obolon, na região centro-norte da capital, mas não houve incêndio no local.
Além disso, os destroços teriam danificado várias casas particulares e uma propriedade comercial na região de Kiev, e também destruíram partes de propriedades particulares ao sul da cidade de Odessa.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez um apelo às forças militares do país por melhorias nas defesas contra ataques aéreos.
“Precisamos de mais capacidades para fortalecer o escudo aéreo, a defesa aérea e as capacidades de longo alcance para continuar protegendo a vida e nosso povo”, disse Zelensky.
Durante quase 31 meses de guerra, as forças de Moscou bombardearam a Ucrânia com milhares de drones e mísseis, matando milhares de civis, danificando a infraestrutura e o setor de energia do país e destruindo dezenas de milhares de edifícios residenciais e comerciais.
Moscou nega ter como intenção atingir alvos civis e diz que seus ataques de longo alcance visam reduzir a capacidade de combate da Ucrânia.
(Com Reuters)