Rússia entrega nova remessa de armamento aéreo à Turquia
Decisão de manter o recebimento do arsenal pode ameaçar aliança militar do Ocidente, a Otan, que não permite alguns tipos específicos de sistemas de mísseis
As entregas dos sistemas de defesa antiaérea russos S-400, comprados pela Turquia apesar das advertências dos Estados Unidos, continuavam neste domingo com a chegada de três novos carregamentos perto de Ancara, capital da Turquia.5
“As entregas (…) acontecem como planejado”, anunciou o ministério da Defesa turco no Twitter, junto com imagens que mostram a chegada de três aeronaves.
Washington se opôs fortemente a essa compra, temendo que as forças armadas russas possam ter acesso a segredos tecnológicos do novo caça americano F-35, que a Turquia quer comprar.
Os Estados Unidos também estimam que os S-400 não são compatíveis com os dispositivos da Otan, a aliança de defesa à qual pertence a Turquia.
Vários congressistas americanos, tanto republicanos quanto democratas, pediram o cancelamento dos pedidos de F-35 para Ancara e exigiram sanções contra autoridades turcas envolvidas no acordo com a Rússia.
Até à data, Ancara ignorou todas as advertências dos Estados Unidos.