A agência de notícias russa, Interfax, anunciou nesta segunda-feira, 21, que cinco membros de um grupo de reconhecimento e sabotagem da Ucrânia foram mortos após tentativa de violação da fronteira com o território russo.
O governo ucraniano negou as informações e disse se tratar de uma notícia falsa, acrescentando que nenhum militar estava presente na região de Rostov, local do incidente.
⚡️FSB: At 9.50 in the morning, a projectile fired from Ukraine completely destroyed the border checkpoint of the Russian Federation in the Rostov region, 150 metres from the border, there were no casualties – RIA Novosti. #Donbass pic.twitter.com/FJ39bCsmWi
— Dean O'Brien (@DeanoBeano1) February 21, 2022
“Cinco violadores da fronteira da Federação Russa de um grupo de sabotagem e reconhecimento foram eliminados em um confronto armado. Nenhum membro das Forças Armadas Russas e do Serviço Federal de Segurança foi ferido”, disse a agência.
Segundo o governo russo, a violação ocorreu perto da comunidade de Mityakinskaya por volta das 6h da manhã do horário local, quando dois veículos de combate de infantaria das Forças Armadas ucranianas foram destruídos ao tentar atravessar a fronteira.
Mais cedo, a agência FSB, um dos serviços de segurança da Rússia, disse que um projétil ucraniano atingiu um posto fronteiriço também na região de Rostov, em uma escalada dos confrontos entre separatistas pró-Rússia e forças militares da Ucrânia. Não houve relatos de mortos ou feridos.
Em resposta, o Serviço de Guarda da Fronteira da Ucrânia acusou as autoridades russas de uma “provocação deliberada” e disse que o país não ataca civis.