Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Rússia ataca Kiev com chuva de drones no dia de cúpula da Otan

Quase trinta dos objetos lançados foram abatidos, mas prédios foram danificados; Aliança militar ocidental se reúne com guerra na Ucrânia em mente

Por Da Redação
11 jul 2023, 09h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Russian President Vladimir Putin makes a statement after a meeting with participants of the Eurasian Intergovernmental Council and the Council of CIS Heads of Government meetings, in Sochi on June 9, 2023. Russian President Vladimir Putin said on June 9, 2023 that a long-expected counter-offensive from Ukraine had begun but Kyiv had so far "failed" to reach its goals. (Photo by Ramil Sitdikov / SPUTNIK / AFP)
    O presidente da Rússia, Vladimir Putin - 9/6/2023  (Ramil Sitdikov/AFP)

    A Rússia atacou Kiev e o porto de Odesa, no sul do país, com drones na manhã desta terça-feira, 11, horas antes do início de uma cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), na Lituânia, para discutir as ameaças de Moscou.

    As forças russas também bombardearam partes da região sul de Kherson, disseram autoridades regionais, matando uma mulher na vila de Sofiivka.

    “O inimigo atacou Kiev do ar pela segunda vez neste mês”, escreveu Serhiy Popko, chefe da administração militar de Kiev, no aplicativo de mensagens Telegram.

    Ele não mencionou nenhuma vítima, mas os militares ucranianos afirmaram que destroços danificaram várias casas na região depois que os drones foram derrubados. A força aérea disse que 26 dos 28 drones kamikaze Shahed, de fabricação iraniana, lançados pela Rússia durante a noite foram abatidos.

    Mesmo assim, um prédio do porto de Odesa, no Mar Negro, foi danificado. Um incêndio em um terminal de grãos perto do porto foi rapidamente extinto, disse o governador regional, Oleh Kiper.

    Continua após a publicidade

    Na capital da Lituânia, Vilnius, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse que a aliança militar ocidental enviaria à Ucrânia uma “mensagem positiva” em para sua adesão ao grupo.

    Moscou citou a expansão da Otan como um fator decisivo para invadir a Ucrânia em fevereiro de 2022, e diz que mover soldados da aliança para perto das fronteiras da Rússia é um erro.

    A Rússia lança ataques aéreos frequentes na Ucrânia. No domingo, um bombardeio atingiu um ponto de distribuição de ajuda humanitária na cidade de Orikhiv, no sudeste do país, matando sete pessoas.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.