O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, foi eleito nesta quarta-feira, 7, a Personalidade do Ano pela revista Time. O comediante, ator, escritor e produtor de 44 anos está a frente do cargo desde 2019.
TIME's 2022 Person of the Year: Volodymyr Zelensky and the spirit of Ukraine #TIMEPOY https://t.co/06Y5fuc0fG pic.twitter.com/i8ZT3d5GDa
— TIME (@TIME) December 7, 2022
O líder ucraniano foi nomeado como a figura mais importante de 2022 devido ao seu papel na guerra da Ucrânia, se mantendo firme no país desde o primeiro dia da invasão. A revista destaca também a guerra da informação, que se tornou a especialidade de Zelensky.
Ao longo do conflito, o político tomou a frente da situação e demonstrou a coragem necessária para inspirar os ucranianos, como quando viajou até Kherson logo após a vitória da contra-ofensiva que expulsou os russos do controle da cidade.
“Minha segurança era 100% contra. Eles não podem controlar praticamente nada em uma região que acaba de ser desocupada. Portanto, é um grande risco e, da minha parte, um pouco imprudente”, disse ele à Time.
+ Rússia realiza nova onda de ataques a mísseis contra território ucraniano
Seu objetivo era prejudicar as histórias de conquista e glória imperial que os propagandistas russos, juntamente com o presidente Vladimir Putin, vinham usando há meses para justificar a guerra.
Zelensky se destaca também pelo seu papel de negociação com o Ocidente, obtendo armas e pacotes financeiros desde o início do confronto, em 24 de fevereiro, para fortalecer seu Exército e organizar sua contra-ofensiva para recuperar territórios perdidos.