Reino Unido vai transformar táxis pretos em veículos sustentáveis
Novos veículos híbridos devem estar nas ruas de Londres até o fim de 2017
A fabricante dos “black cabs“, os famosos táxis pretos de Londres, inaugurou nesta quarta-feira uma fábrica de veículos híbridos recarregáveis no Reino Unido, para renovar a frota britânica e vendê-los a outros países.
A London Taxi Company (LTC) investiu 300 milhões de libras (1,5 bilhões de reais) na construção da indústria, que apresentou como a primeira do Reino Unido dedicada inteiramente a esse tipo de carro. A capacidade de produção é de 20.000 veículos por ano. Os primeiros táxis estarão nas ruas de Londres no fim de 2017, antes de serem vendidos a outros países no início de 2018.
Mais de 130.000 black cabs foram produzidos pela LTC nas últimas décadas, desde que empresa assumiu a fabricação. Sua média de produção anual fica entre 2.000 e 2.500 unidades. Antes disso, o padrão de táxis pretos já dominava as ruas de Londres e outras cidades britânicas, tornando-se um marco urbano semelhante ao dos veículos amarelos de Nova York.
Steve McNamara, secretário-geral da Associação de Taxistas Licenciados, acredita que a troca para os táxis híbridos deve ocorrer rapidamente. Apesar de serem mais caros que os comuns, suas despesas caem a longo prazo. “Até o fim de 2023, táxis pretos a diesel vão ser algo do passado”, disse ao jornal Evening Standard.
(Com AFP)