Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rei da Espanha e Barack Obama visitam pintura ‘Guernica’ de Picasso

Felipe VI presenteou o ex-presidente dos Estados Unidos com um livro sobre o quadro de Pablo Picasso durante a visita privada ao Museu Rainha Sofia

O Rei da Espanha, Felipe VI, acompanhou neste sábado o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama em uma visita privada ao Museu Rainha Sofia, em Madri, durante a qual dedicaram um tempo especial para contemplar Guernica, famosa tela de Pablo Picasso, além de uma seleção de obras de Salvador Dalí.

Ao término da visita, que durou cerca de meia hora, Felipe VI presenteou Obama com um livro sobre o mundialmente famoso quadro de Picasso com uma dedicatória em inglês.

O passeio com Obama, que discursou na Cúpula de Inovação Tecnológica e Economia Circular em Madri na sexta-feira, acontece duas semanas depois da visita de Felipe VI e sua esposa, a rainha Letizia, a Washington, onde se reuniu com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca.

O monarca espanhol se encontrou com Obama pela primeira vez em Nova York, em 23 de setembro de 2014, três meses depois de sua proclamação como rei. Na ocasião, ambos participaram da Assembleia Geral da ONU, reunião que, segundo explicaram então as autoridades espanholas, demonstrou a “boa sintonia” entre os dois chefes de Estado.

Em setembro de 2015, os Obama foram anfitriões dos reis da Espanha na Casa Branca, onde o presidente se mostrou “profundamente comprometido” a manter a relação “com uma Espanha forte e unida”.

No ano seguinte, foram os monarcas que tiveram a chance de receber em Madri o líder americano e a primeira-dama, Michelle Obama, em dois momentos distintos.

O líder americano e o rei espanhol protagonizaram então um encontro no Palácio Real no qual os dois países constataram a “força” da relação bilateral, enquanto, durante a visita prévia de Michelle, a primeira-dama americana foi recebida pelos reis e suas filhas, a Princesa Leonor e a infanta Sofia.