O dalai-lama, de 83 anos, recebeu alta, nesta sexta-feira 12, do hospital de Nova Délhi onde estava internado desde a última terça-feira para tratar de uma infecção respiratória, embora permaneça alguns dias na capital da Índia em recuperação antes de voltar para sua residência no norte do país.
“Sua Santidade, o dalai-lama, recebeu alta do hospital. Ele se recuperou de uma infecção sofreu no peito”, confirmou o secretário particular do líder religioso, Tenzin Taklha.
De acordo ao porta-voz, ele permanecerá mais alguns dias em Nova Délhi para descansar, antes de retornar a Dharamsala, no norte do país, onde reside.
Lhamo Dondrub, nome original do 14º dalai-lama, completou recentemente 60 anos de exílio na Índia, para para onde fugiu em 1959 após a dura repressão chinesa contra revolta popular em Lassa, capital do Tibete. Ele é considerando tanto um chefe de Estado quanto um líder religioso para os budistas.
Sob ameaça de prisão, Dondrub se viu forçado a abandonar o país, hoje dominado pela China, e buscar refúgio no norte da Índia.
Desde então, continuou a luta pela independência de seu povo, embora sempre “sistematicamente se opondo à violência”, razão pela qual recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1989.
(Com EFE)