Queda de árvore de Natal mata mulher em praça na Bélgica
Tempestade desestabilizou pinheiro decorado de 20 metros de altura, deixando também duas pessoas feridas
Autoridades da Bélgica comunicaram nesta sexta-feira, 22, que uma mulher morreu e duas pessoas ficaram feridas devido à queda de uma grande árvore de Natal na cidade de Oudenaarde. O acidente ocorreu, ao que tudo indica, devido a uma tempestade que também atingiu o Reino Unido e a Holanda.
Imagens de câmeras de segurança divulgadas pela mídia belga, e circulam nesta sexta-feira nas redes sociais, mostram um pinheiro de 20 metros de altura, decorado com luzes de Natal, inclinando-se lentamente e desabando em uma praça ao lado de um mercado, na noite da quinta-feira 21.
Kerstboom valt omver in Oudenaarde. Er valt 1 dodelijk slachtoffer. Een klimaatdode. ☝️ Vroeger waaide het niet. pic.twitter.com/9RRdB1V97r
— Koen Godderis (@koengodderis) December 22, 2023
Investigação
Um porta-voz do promotor da província de Oost-Vlaanderen disse que a vítima era uma mulher de 63 anos, moradora de Oudenaarde. Duas mulheres da mesma cidade ficaram levemente feridas no incidente.
“A investigação se concentrará em saber se a árvore foi devidamente protegida e também analisará o impacto do clima”, disse ele.
Já houve problemas com a estabilidade da árvore de Natal, que estava torta e teve de ser consertada pelas autoridades, segundo a mídia local, mas autoridades descartaram um problema com a fiscalização das autoridades.
+ Atirador deixa 2 mortos em Bruxelas e governo eleva alerta de terrorismo
“A árvore estava firme. Mas, inesperadamente, surgiu uma chuva muito forte e uma rajada de vento com força 6”, afirmou o prefeito de Oudenaarde, Marnic De Meulemeester, à emissora belga VRT News, referindo-se a rajadas que ultrapassam os 40 km/h. “Como resultado, a árvore foi derrubada perto de um mercado de Natal onde muitas pessoas estavam presentes.”
Ele acrescentou que a prefeitura decidiu fechar completamente o mercado de Natal e a vila de inverno “por respeito à família” da vítima.
Tempestade
A tempestade Pia, responsável por obstruções de vias no Reino Unido e na Holanda na quinta-feira, também atingiu o oeste da Bélgica, onde o serviço meteorológico emitiu um alerta de código amarelo para as zonas costeiras – que pede “cautela” da população a respeito de eventos climáticos.
+ Universidade na Bélgica lança curso para analisar músicas de Taylor Swift
A tempestade também causou uma morte na Holanda. A organização de saúde ZoZijn afirmou que uma mulher ficou ferida na quinta-feira devido à queda de uma árvore, mas morreu devido aos seus ferimentos nesta sexta-feira.