Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Quarto voo de repatriação de brasileiros decola de Beirute

Aeronave da FAB fará escala em Portugal antes do pouso na Base Aérea de São Paulo, previsto para este sábado

Por Júlia Sofia
11 out 2024, 16h05
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Avião FAB KC-30
    O avião modelo KC-30 cedido pela Força Aérea Brasileira para repatriar brasileiros do Líbano (Força Aérea Brasileira/Divulgação)

    A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o quarto voo da Operação Raízes do Cedro decolou na tarde desta sexta-feira, 11, do Aeroporto Internacional Rafic Hariri, em Beirute. A aeronave KC-30 transporta 211 passageiros, incluindo 12 crianças, em direção ao Brasil, com uma parada técnica em Lisboa, antes de aterrissar na Base Aérea de São Paulo no sábado.

    Com este voo, o total de repatriados pelo governo brasileiro sobe para 885, desde o início da operação no último domingo, quando 229 cidadãos foram recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

    As listas de passageiros são elaboradas com prioridade para mulheres, crianças e idosos, em um trabalho conjunto entre o Ministério das Relações Exteriores e a Força Aérea. O governo brasileiro também anunciou um crédito extraordinário de R$ 80 milhões para garantir a logística da repatriação e o apoio humanitário na região.

    As famílias que retornam ao Brasil recebem assistência de equipes especializadas em saúde, assistência social e documentação, assegurando que suas necessidades sejam atendidas.

    A operação também abrange a repatriação de animais de estimação, com diretrizes facilitadas para a entrada de cães e gatos. Essa logística de resgate foi estabelecida pelo presidente Lula em resposta ao aumento da tensão entre Israel e Hezbollah, fruto de um esforço coordenado entre diversas agências e ministérios.

    Continua após a publicidade

    Mais cedo nesta semana, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, ressaltou a importância da comunicação para repatriação de brasileiros que estão no Líbano.

    “Estamos em constante diálogo, utilizando e-mail, WhatsApp e grupos dedicados para reunir os brasileiros na região. Atualmente, cerca de 20.000 brasileiros residem em Beirute e áreas vizinhas, e muitos expressaram interesse em retornar”, afirmou durante o programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

    Vieira também enfatizou que esta operação tem uma dimensão significativa, superando a repatriação realizada no ano passado na Palestina, que resgatou aproximadamente 1.560 pessoas. “As expectativas para esta operação são ainda mais elevadas”, disse.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.