Putin visita duas regiões que afirma ter anexado na Ucrânia
Putin raramente visita território ucraniano sob controle russo; No mês passado, ele foi à Crimeia e à cidade de Mariupol
O Kremlin informou nesta terça-feira, 18, que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, se reuniu com seus comandantes em duas regiões da Ucrânia que Moscou afirma ter anexado.
Segundo o governo russo, Putin participou de uma reunião de comando militar na região de Kherson, no sul da Ucrânia, e visitou um quartel-general da guarda nacional no leste de Luhansk na segunda-feira 17.
+ Heróis russos trancados na cadeia e monstros que decapitam presos
Putin ouviu relatos de comandantes das forças aerotransportadas e do grupo do exército de Dnieper, bem como de outros oficiais superiores que o informaram sobre a situação nas regiões de Kherson e Zaporizhzhia, no sul ucraniano.
Nem o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, nem o chefe do Estado-Maior, Valery Gerasimov, se juntaram a Putin em sua viagem como medida de segurança, disse o Kremlin.
+ Putin avança lei para impedir fuga do recrutamento militar na Rússia
Um alto assessor presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak, usou o Twitter para zombar da viagem de Putin, chamando-a de um “‘passeio especial’ do autor de assassinatos em massa nos territórios ocupados e arruinados, para apreciar os crimes de seus asseclas pela última vez”.
Kiev e seus aliados no Ocidente acusam as forças russas de cometerem crimes de guerra em território ucraniano ocupado, o que Moscou nega.
+ ‘O presidente virou um criminoso de guerra’, diz ex-segurança de Putin
Kherson, Zaporizhzhia, Luhansk e Donetsk são as quatro regiões que Putin proclamou anexadas em setembro passado, após o que a Ucrânia disse serem referendos falsos. As forças russas controlam apenas parcialmente as quatro regiões.
Os soldados russos se retiraram da cidade de Kherson, a capital regional, em novembro passado, e vêm reforçando suas posições na margem oposta do rio Dnipro em antecipação a uma contra-ofensiva ucraniana.
+ Tribunal de Haia emite mandado de prisão contra Vladimir Putin
Embora vários líderes ocidentais tenham ido a Kiev para conversar com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, desde a invasão das forças russas há 14 meses, Putin raramente visitou partes da Ucrânia sob controle russo.
No mês passado, ele visitou a Crimeia – anexada pela Rússia em 2014 – e a cidade de Mariupol, no sudeste, na região de Donetsk.
A reação de Lula ao ser aconselhado a decretar intervenção na segurança do Rio
A provocação de Lázaro Ramos após megaoperação no Rio
Paulo Betti causa divergências ao falar sobre megaoperação no Rio
Quem são os chefões do Comando Vermelho mortos na megaoperação do Rio
Combate ao tráfico: Cláudio Castro se sai melhor que Lula, aponta pesquisa







