Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Putin não nega que soldados norte-coreanos treinam na Rússia para guerra da Ucrânia

Presidente russo também relembrou artigo de acordo entre Moscou e Pyongyang que prevê defesa mútua em caso de ataques

Por Da Redação
Atualizado em 24 out 2024, 21h46 - Publicado em 24 out 2024, 18h17

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não negou nesta quinta-feira, 24, as acusações dos Estados Unidos de que a Coreia do Norte enviou soldados para o território russo, onde estariam se preparando para lutar na guerra na Ucrânia, o que poderia levar o conflito para uma nova fase. Questionado por um repórter sobre a movimentação norte-coreana, Putin disse que “imagens são algo sério” e que as suas existências “refletem algo”. Ele, no entanto, acusou países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de agravarem o cenário do conflito.

“Sabemos quem está presente lá, de quais países europeus da Otan e como eles realizam esse trabalho”, afirmou o líder russo.

Putin também relembrou o Artigo 4 do acordo entre Moscou e Pyongyang, que prevê defesa mútua em caso de ataques, acrescentando: “Nunca duvidamos nem um pouco que a liderança norte-coreana leva nossos acordos a sério. Mas o que fazemos dentro da estrutura deste artigo é problema nosso”. Em contrapartida, um representante da Coreia do Norte na ONU disse que as informações dos EUA não passavam de “rumores infundados”.

+ Presidente sul-coreano levanta possibilidade de fornecer armas à Ucrânia

Na véspera, o secretário de Defesa americano, Lloyd Austin, indicou que o possível envolvimento norte-coreano na guerra era “muito, muito sério” e que “há evidências de que há tropas da RPDC (República Popular da China) na Rússia”. Mais tarde, o  porta-voz da Casa Branca, John Kirby, disse que estima-se que cerca de 3 mil soldados norte-coreanos estejam em treinamento em três bases militares no leste da Rússia.

Continua após a publicidade

A Ucrânia, por sua vez, alega que unidades norte-coreanas já atuam em Kursk, região na qual as tropas ucranianas realizaram uma extensa operação em agosto deste ano. No momento, a Rússia controla um quinto da Ucrânia e tem avançado no campo de batalha. O presidente russo, além disso, tratou sobre a chance de um acordo para o fim do confronto, que caminha para o seu terceiro ano.

“Estamos prontos para considerar quaisquer opções para acordos de paz com base nas realidades que estão tomando forma no terreno. E não estou pronto para mais nada”, concluiu Putin.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.