Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Putin exalta proximidade com Lula, mas descarta viagem para cúpula do G20 no Rio

A fala de presidente russo se dá em meio a temores sobre não cumprimento de mandado internacional de prisão

Por Da Redação
Atualizado em 18 out 2024, 12h55 - Publicado em 18 out 2024, 12h53
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta sexta-feira, 18, que sua possível participação na cúpula dos líderes do G20, que acontece em novembro no Rio de Janeiro, impactaria trabalhos importantes em seu país. Por conta disso, o líder russo afirmou que outra pessoa irá representar Moscou.

    “Tenho relações amistosas maravilhosas com o presidente Lula, mas por que eu iria lá de propósito para atrapalhar o trabalho normal deste fórum?”, disse Putin a repórteres às vésperas da cúpula dos Brics, na semana que vem, na cidade russa de Kazan.

    + Ucrânia pede ao Brasil que prenda Putin caso ele compareça à cúpula do G20 no Rio

    A fala de Putin se dá em meio a temores sobre uma eventual prisão. Em março do ano passado, o Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, emitiu um mandado de prisão contra Putin, acusando o russo de ser responsável pela deportação ilegal de crianças ucranianas e sua transferência para a Rússia, o que é considerado um crime de guerra. A Rússia negou que suas forças tenham se envolvido em crimes de guerra ou sequestrado crianças ucranianas.

    Diferentemente do Brasil, a Rússia não é signatária do TPI, criado em 2002 para julgar crimes de guerra, crimes contra a humanidade e genocídio. Um porta-voz do tribunal reiterou durante a semana que a Corte depende que Estados e de outros parceiros signatários executem suas decisões, incluindo mandados de prisão.

    Continua após a publicidade

    Ainda assim, Putin disse que a Rússia poderia assinar um acordo bilateral com o Brasil para contornar o mandado de prisão do TPI, se necessário.

    “Decisões desse tipo são muito fáceis de contornar, basta assinar um acordo intergovernamental e pronto – a jurisdição do TPI será limitada”, disse.

    Na segunda-feira, o procurador-geral da Ucrânia, Andriy Kostin, pediu que as autoridades brasileiras cumpram o mandado internacional de prisão contra o presidente russo caso ele viaje a solo brasileiro. 

    Continua após a publicidade

    Devido às “informações de que Putin pode comparecer à cúpula do G20 no Brasil, gostaria de reiterar que é uma obrigação das autoridades brasileiras, como Estado parte do Estatuto de Roma, prendê-lo se ele ousar visitá-lo”, disse Kostin, referindo-se ao tratado que estabeleceu o TPI.

    Na reunião do G20 em Délhi no ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que Putin não seria preso se comparecesse à reunião das 20 principais economias do mundo no Brasil, após confirmar que o presidente russo seria convidado para o evento.

    “O que eu posso dizer para vocês é que se eu for presidente do Brasil, e ele vier para o Brasil, não tem como ele ser preso”, disse Lula na época.

    Questionada na época sobre a possibilidade de Lula “prender” o presidente russo em uma possível visita ao Brasil, a Assessoria Especial do Presidente da República afirmou que “não é competência dele decidir pela prisão”, e sim da Justiça brasileira.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.