Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Putin diz que ataque com míssil hipersônico na Ucrânia é ‘recado ao Ocidente’

Ministério da Defesa da Rússia elogia uso bem-sucedido do novo míssil em combate

Por Ernesto Neves Atualizado em 22 nov 2024, 15h29 - Publicado em 22 nov 2024, 15h07

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta sexta-feira, 22, que o ataque à Ucrânia com um míssil balístico hipersônico recém-desenvolvido é uma mensagem ao Ocidente de que Moscou responderá duramente a quaisquer ações “imprudentes” em apoio à Ucrânia.

A mensagem de Putin foi divulgada pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, que teceu elogios ao novo artefato, batizado de Oreshnik. Esse míssil atingiu uma instalação militar ucraniana.

A ação foi considerada uma resposta a Kiev, que nos últimos dias atingiu o território russo utilizando mísseis produzidos nos Estados Unidos e no Reino Unido.

O uso desses mísseis de médio alcance, capazes de penetrar até 300 quilômetros no território da Rússia, foi autorizado expressamente pelo presidente americano, Joe Biden.

“A mensagem principal é que as decisões e ações imprudentes de países ocidentais que produzem mísseis, os fornecem à Ucrânia e, posteriormente, participam de ataques em território russo não podem permanecer sem uma reação do lado russo”, disse Peskov a repórteres.

Continua após a publicidade

“Demonstramos claramente nossa capacidade e os contornos de novas ações retaliatórias no caso de nossas exigências não serem levadas em conta”, disse o porta-voz.

Moscou considera o disparo de mísseis americanos ATACMS e Storm Shadow pela Ucrânia são uma prova do envolvimento direto dos Estados Unidos e do Reino Unido na guerra.

O porta-voz afirmou ainda que dados utilizados para guiar os mísseis dentro da Rússia só podem ter sido produzidos e fornecidos por satélites europeus e americanos, porque Kiev não teria capacidade técnica para tal.

Continua após a publicidade

O governo russo afirma ter destruído uma fábrica de artefatos militares na cidade ucraniana de Dnipro.

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou nesta sexta que todas as ogivas disparadas pelo país atingiram seus alvos.

E saudou o que disse ser seu primeiro uso bem-sucedido de um míssil balístico hipersônico de alcance intermediário com ogivas convencionais em combate.

Continua após a publicidade

O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy disse que o uso do novo míssil pela Rússia equivale a “uma escalada clara e severa” e pediu forte condenação mundial.

Peskov disse que a Rússia não foi tecnicamente obrigada a avisar os Estados Unidos sobre o ataque porque o míssil usado era de alcance intermediário e não intercontinental, mas disse que Moscou informou os americanos 30 minutos antes do lançamento.

Ele disse ainda que Putin permanece aberto ao diálogo.

Mas que a administração do presidente Joe Biden “prefere continuar no caminho da escalada”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.