Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Primeiro-ministro da Geórgia renuncia por ter “cumprido a missão”

Mamuka Bakhtadze tinha como meta a aproximação com a União Europeia e a Otan, mas gerou novas tensões com a Rússia

Por Da Redação
2 set 2019, 18h00

O primeiro-ministro da Geórgia, Mamuka Bakhtadze, anunciou sua renúncia imediata do cargo nesta segunda-feira, 2, por considerar que cumpriu a missão recebida no governo.

“Um marco de desenvolvimento foi criado e implementado e, assim sendo, tomei a decisão de deixar o meu cargo porque considero cumprida a minha missão e essa etapa”, escreveu o político em uma postagem no Facebook.

Bakhtadze acrescentou que uma das metas estipuladas era levar a um novo nível qualitativo as relações com os Estados Unidos, a União Europeia e a Otan. “Nunca antes estivemos tão perto da família europeia”, declarou.

Um representante do partido governante, Sonho Georgiano, confirmou à imprensa que o grupo político anunciará o nome do possível substituto nesta terça-feira, 3. Segundo os especialistas, a escolha mais provável é Giorgi Gakharia, o atual vice-primeiro-ministro e ministro do Interior.

O partido governante precisa apresentar ao presidente do país a candidatura do novo chefe de governo em um prazo de sete dias. Depois, o nome precisará da aprovação do Parlamento, onde o partido governista conta com 115 das 150 cadeiras.

Continua após a publicidade

Bakhtadze, um empresário de 37 anos e antigo ministro das Finanças, foi eleito chefe do governo georgiano em junho do ano passado após a renúncia de Giorgi Kvirikashvili, que saiu do cargo em meio a uma onda de protestos. O empresário prometeu realizar reformas liberais para aproximar o país das instituições do Ocidente, como a União Europeia e a Otan.

A aproximação com o Ocidente resultou no aumento das tensões entre a Rússia e a Geórgia — ambos os países protagonizaram uma guerra em 2008 —, após uma onda de protestos que ocorreu há dois meses no país contra a presença de um deputado pró-Moscou na tribuna do Parlamento.

(Com EFE)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.