Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Presidente da China promete cooperar com comunidade internacional em 2012

Por Da Redação 1 jan 2012, 04h23

Pequim, 1 jan (EFE).- O presidente da China, Hu Jintao, prometeu neste domingo, durante seu discurso de Ano Novo, que em 2012 Pequim manterá ‘intercâmbios de amizade’ com outros países e participará positivamente na comunidade internacional mediante a cooperação.

No pronunciamento, emitido pela ‘Rádio Nacional da China’ e pelo canal estatal ‘CFTV’, Hu ressaltou que o ano que começa requereria ‘uma aceleração da transformação do desenvolvimento econômico do país que exigirá ajustes estruturais’.

Apesar disso, a China vai continuar buscando um ‘crescimento econômico relativamente rápido’ no qual deverá combater, como em 2011, os perigos da inflação.

Como em exercícios anteriores, Hu se referiu no discurso a Taiwan e destacou que a China seguirá ‘impulsionando um desenvolvimento pacífico das relações através do Estreito de Formosa e buscando o benefício mútuo dos compatriotas de ambos os lados’.

No campo exterior, Hu assegurou que em um mundo no qual aumenta a multipolaridade e a globalização, ‘onde os países cada vez são mais interdependentes’, a China já está ativamente envolvida na comunidade internacional, a fim de impulsionar o crescimento da economia global.

‘A instabilidade e a incerteza em uma recuperação da economia mundial aumentam, os assuntos internacionais e regionais se sucedem um após o outro, e a paz e o desenvolvimento do mundo enfrentam oportunidades e desafios sem precedentes’, acrescentou.

‘Sempre que os países juntam esforços, o mundo terá um futuro melhor e o bem-estar de seus povos melhorará’, terminou o presidente, que vai deixar a liderança do Partido Comunista da China no próximo mês de outubro. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade