Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Premiê de Portugal defende que português seja língua oficial da ONU

Luis Montenegro abordou Lula e disse que o petista tem 'carinho pela pauta'; Ele também reforçou candidatura de seu país ao Conselho de Segurança

Por Da Redação 26 set 2024, 16h55
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Portuguese Prime Minister Luis Montenegro speaks during the 79th Session of the United Nations General Assembly at the United Nations headquarters in New York City on September 26, 2024. (Photo by Leonardo Munoz / AFP)
    O primeiro-ministro português, Luis Montenegro, discursa durante a 79ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. 26/09/2024 - (Leonardo Muñoz/AFP)

    O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, usou seu discurso na Assembleia-Geral da ONU nesta quinta-feira, 26, para pedir que sua língua seja reconhecida como idioma oficial das Nações Unidas.

    “Ontem mesmo, conversei com Lula sobre nosso empenho e disponibilidade para, em conjunto com todos os países que falam a língua, concretizar esse objetivo”, afirmou ele. Em entrevista no dia anterior, Montenegro afirmou que o homólogo brasileiro tinha “carinho” pela pauta.

    Brasil e Portugal integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), aliança para cooperação política e econômica de nove países lusófonos que promove atuação conjunta em fóruns internacionais e o fortalecimento das relações diplomáticas. Na véspera do discurso, ele já havia afirmado que o governo português tem tentado criar “mecanismos de formação profissional nos países de origem” do CPLP para aumentar a “facilidade de integração no mercado de trabalho” e mobilidade entre as nações.

    O premiê também enfatizou o compromisso do país com a garantia dos direitos humanos e condenou as violações do direito internacional nos conflitos de Ucrânia, Gaza, Sudão e Líbano.

    Continua após a publicidade

    “É imperativo cessar incondicionalmente as hostilidades, garantir a entrada de ajuda humanitária e o respeito pelo Direito Internacional Humanitário. É igualmente imperativo retomar negociações com vista à implementação da solução dos dois Estados – a única que poderá trazer paz e estabilidade”, afirmou, referindo-se à situação no Oriente Médio.

    Montenegro reforçou, ainda, a candidatura de Portugal a um lugar de membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, para o biênio 2027-2028

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.