Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Premiê canadense apoia Macron: ‘Vamos agir pela Amazônia’

Justin Trudeau defende que problemas da floresta sejam debatidos na cúpula do G7, a despeito de autoridades brasileiras que veem ataque à soberania

Por Da Redação Atualizado em 23 ago 2019, 03h40 - Publicado em 23 ago 2019, 03h32

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, declarou, por meio de sua conta oficial do Twitter, que “não poderia concordar mais” com o presidente francês Emannuel Macron, sobre a proposta de debater queimadas na Amazônia durante a próxima cúpula do G7, organização que reúne sete das economias mais avançadas do mundo, a ser realizada neste fim de semana.

A despeito das críticas do presidente Jair Bolsonaro e outras autoridades brasileiras à postura de Macron, com reclamações, inclusive, sobre “ameaças à soberania nacional”, Trudeau declarou que os países do G7 devem “agir pela Amazônia” e “agir pelo planeta”.

“Não poderia concordar mais, Emmanuel Macron. Nós fizemos muito para proteger o meio ambiente na cúpula do G7 do último ano, em Charlevoix, e devemos continuar neste fim de semana. Devemos agir pela Amazônia e agir pelo nosso planeta – nossos filhos e netos estão contando conosco”, escreveu o chefe de Estado canadense.

Continua após a publicidade

Mais cedo, Macron havia escrito: “Nossa casa está queimando. Literalmente. A floresta amazônica – o pulmão que produz 20% do oxigênio do nosso planeta – está queimando. Esta é uma crise internacional. Os membros do G7 discutirão essa emergência de primeira ordem em dois dias!”.  O líder da França não errou ao mencionar a Amazônia como casa também dos franceses. O território ultramarinho Guiana Francesa faz fronteira com o estado do Amapá, no norte do Brasil, e é inegavelmente amazônico.

Bolsonaro reagiu também pelas redes sociais. Lamento que o presidente Macron busque instrumentalizar uma questão interna do Brasil e de outros países amazônicos para ganhos políticos pessoais. O tom sensacionalista com que se refere à Amazônia (apelando até para fotos falsas) não contribui em nada para a solução do problema”, escreveu em um tuíte. No fim da noite, porém, o presidente brasileiro convocou ministros para buscar soluções sobre as queimadas na Amazônia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.