Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Premiê britânico anuncia polêmicos voos de imigrantes para Ruanda

"Esses voos acontecerão aconteça o que acontecer", disse Rishi Sunak

Por Da Redação
Atualizado em 8 Maio 2024, 13h02 - Publicado em 22 abr 2024, 17h50

O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, afirmou nesta segunda-feira, 22, que o primeiro voo transportando requerentes de asilo para Ruanda iria partir dentro de 10 a 12 semanas. Segundo o premiê, o governo fez preparativos exclusivos para transportar os imigrantes ilegais até o país africano.

“Posso confirmar que colocamos um campo de aviação em espera, reservamos aviões fretados comerciais para slots específicos e temos 500 indivíduos altamente treinados prontos para escoltar imigrantes ilegais até Ruanda, com mais 300 treinados nas próximas semanas”, disse Sunak em uma coletiva de imprensa. “Estamos prontos. Os planos estão em vigor. E esses voos acontecerão aconteça o que acontecer”, acrescentou

A medida faz parte da principal política de combate a imigração ilegal de Sunak. O projeto de lei que expulsa os chegados no Reino Unido de forma ilegal foi aprovado em janeiro. Na legislação, qualquer pessoa que chegasse ao país de maneira ilegal seria deportado para Ruanda, independente da nacionalidade.

No cronograma estabelecido por Sunak, o primeiro voo vai partir em julho. Ele afirmou estar “confiante” do plano, mas, quando questionado sobre a adesão à Convenção Europeia de Direitos Humanos, o premiê afirmou que era preciso colocar a segurança do país e suas fronteiras em primeiro lugar.

“Se alguma vez for necessário escolher entre a nossa segurança nacional – proteger as nossas fronteiras – e ser membro de um tribunal estrangeiro, é claro que irei sempre dar prioridade à nossa segurança nacional”, respondeu.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.