Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Prefeita de Paris intensifica ‘guerra’ contra os carros

"Paris tem carros demais", sentencia disse a a prefeita Anne Hidalgo

Por Da redação
11 jan 2017, 09h49
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, revelou um plano do governo para restringir ainda mais a circulação de carros pela capital francesa e fazer com que os pedestres tomem mais as ruas da cidade. O plano é continuar e intensificar o fechamento de ruas ao longo das margens do rio Sena, medida que foi adotada no verão do ano passado quando Paris enfrentou uma intensa onda de poluição do ar, e abrir mais caminhos para pedestres, ciclistas e pessoas que se locomovem por meios não poluentes.

    Em uma entrevista no dia 8 de janeiro ao Journal du Dimache, Hidalgo destacou que quer “cortar pela metade o número de carros privados poluentes” de Paris para que as pessoas possam “reconquistar os espaços públicos”. Uma das novidades da cidade seria a criação da linha apelidada de Olímpica, em uma homenagem à tentativa da cidade ser sede dos Jogos de 2024, que teria um trem elétrico e não poluente. Um dos pontos mais polêmicos, seriam as mudanças para restringir o tráfego nos dois sentidos em uma das principais vias parisienses: a rue de Rivoli.

    Segundo Hidalgo, essas medidas “são para as futuras gerações” terem um planeta melhor na questão das mudanças climáticas, que são “iminentes”. “Paris tem carros demais”, sentencia a prefeita. As declarações da líder parisiense enfureceram sindicatos de motoristas, como táxis, que criticam as atitudes de Hidalgo. No entanto, ela afirmou que não está preocupada com isso e que esse processo já começou.

    “A pedestrianização do centro da cidade começou. A ideia é ir, passo após passo, para toda a pedestrianização do centro. As vias continuarão abertas para carros que pertencem aos moradores locais, para a polícia, para os serviços de emergência e para entregas, mas não para todo mundo. Nós dissemos claramente que nossa meta é uma significativa redução no tráfego de carros como todas as grandes cidades estão fazendo”, completou.

    (Com ANSA)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.