Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Portugal pede ajuda à UE para combater incêndios que assolam país

Bloco europeu promete enviar oito aviões de combate ao fogo, enquanto as regiões do centro e norte do país são devastados por chamas

Por Da Redação 16 set 2024, 13h36
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Portugal pediu nesta segunda-feira, 16, que a União Europeia envie oito aviões de combate a incêndios, enquanto as regiões do centro e norte do país são devastadas pelas chamas. 

    O governo do país acionou o mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, conhecido como RescEU, que confirmou o envio de quatro novas aeronaves previstas para chegar ao país até o final da tarde, sendo duas vindas da Espanha e outras duas da França, segundo um porta-voz do Ministério do Interior.

    “A União Europeia (UE) está com Portugal enquanto o país tenta debelar grandes incêndios. Vamos mobilizar urgentemente oito aviões de combate a incêndios através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil para ajudar os profissionais no terreno”, escreveu a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em suas redes sociais.

    País em chamas

    Mais de 800 bombeiros estão combatendo o avanço do fogo em Portugal, enquanto o país aguarda a chegada de ajuda internacional. Os incêndios já mataram uma pessoa e deixaram outras 17 feridas.

    Cerca de 150 focos de incêndio permanecem ativos em todo o território nacional, sendo 15 deles considerados graves, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. 

    Continua após a publicidade

    De acordo com o balanço da Proteção Civil, 70 pessoas foram retiradas de suas casa em todo o país. O órgão destacou quatro lugares onde a situação é preocupante: em Albergaria-a-Velha, Castelo Branco, Penalva do Castelo e Sever do Vouga.

    O comandante da Proteção Civil, André Fernandes, disse que a previsão é que os incêndios se agravem devido a condições climáticas excepcionalmente secas e baixa umidade, além dos ventos de até 70 km/h, que contribuem com o avanço do fogo. Ele acrescentou que o “apelo que temos feito para reduzir as chamas não tem surtido efeito”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.