Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Portugal limita acesso ao ‘visto gold’ em Lisboa e no Porto

O documento, que garante o direito a residir e a trabalhar no país, ainda pode ser adquirido por meios como investir 350 mil euros em ciência ou cultura

Por Da Redação
Atualizado em 19 mar 2021, 00h45 - Publicado em 5 fev 2020, 19h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Parlamento português restringiu a obtenção do “visto gold” por meio de investimento imobiliário na capital Lisboa e no Porto. Os outros caminhos para o documento, que garante o direito a residir e a trabalhar no país dentre outros benefícios, não foram alterados pela decisão parlamentar na terça-feira 4.

    Publicidade

    A compra de imóveis, independentemente do valor, nas regiões metropolitanas Lisboa ou no Porto não concederá mais ao investidor o “visto gold” — até então, o documento era garantido àqueles que gastassem pelo menos 500.000 euros (mais de 2 milhões de reais) em imóveis em qualquer lugar do país.

    Publicidade

    “Com esta medida, procuramos retirar a pressão [no mercado imobiliário] existentes nas áreas metropolitanas [de Lisboa e do Porto]”, defendeu Ana Catarina Mendes, a líder da bancada parlamentar do Partido Socialista, legenda da situação. 

    Criado em 2012, o “visto gold” é um programa que visa à incentivar o investimento em Portugal em troca, dentre outros benefícios, do direito a residir e a trabalhar no país e do acesso ao Espaço Schengen, zona livre da necessidade de passaporte que envolve 22 estados membros da União Europeia e outros países do continente, como a Suíça e a Islândia.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    O Brasil está em segundo no número de cidadãos beneficiados com o “visto gold”. Mais de 560 brasileiros adquiriram o documento até junho de 2018. Apenas os chineses estão na frente, com mais de 3.800 vistos.

    Dentre os 5 bilhões de euros angariados pelo programa desde 2012, mais de 90% vieram de investimentos imobiliários. Criar dez postos de emprego em Portugal, transferir 1 milhão de euros ao país e investir 350 mil euros em ciência ou cultura são outros meios de se adquirir o “visto gold”.

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.