Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Polícia e manifestantes entram em confronto em protesto em Paris

Novo ato dos coletes amarelos na capital francesa teve cenas de vandalismo; mais de 200 pessoas foram presos

A polícia francesa entrou em confronto com manifestantes mascarados neste sábado, 20, em Paris, em meio às tensões do vigésimo terceiro protesto encampado pelos chamados coletes amarelos. As forças de segurança usaram gás lacrimogêneo para tentar conter o distúrbio em torno da Place de la Republique, na região leste de Paris.

Vândalos lançaram pedras e foguetes contra os policiais, atacaram ao menos uma loja fechada e incendiaram veículos. Repórteres da agência Associated Press viram pelo menos dois jornalistas feridos na confusão.

Pelo menos 227 pessoas foram presas, informou a promotoria de Paris. Segundo o Ministério francês do Interior, os protestos reuniram cerca de 9.600 manifestantes em todo o país, sendo 6.700 na capital.

Notre-Dame

Enquanto isso, uma multidão menor e separada de coletes amarelos marchou pacificamente em direção ao bairro da Catedral de Notre-Dame. Danificada pelo fogo, a igreja foi isolada pelas forças policiais.

O grupo pedia que, enquanto reúne milhões de euros para reconstruir a catedral, o governo francês não esqueça os problemas dos mais pobres e as demandas do movimento.

(Com Estadão Conteúdo e Agência Brasil)