Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Polícia da Holanda investiga cativeiro de 5 pessoas por 9 anos

Cinco jovens adultos teriam sido mantidos presos por seu pai, um marceneiro austríaco, em uma fazenda

Por Caio Mattos Atualizado em 15 out 2019, 20h23 - Publicado em 15 out 2019, 20h23
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Seis membros de uma família em suposto isolamento do mundo foram encontrados nesta terça-feira, 15, em uma fazenda no vilarejo de Ruinerwold, a somente  130 quilômetros de Amsterdã, nos Países Baixos. Tido como principal suspeito de ter imposto a reclusão a si e a seus filhos, o patriarca Josef B., como é chamado pela imprensa local, foi preso. Seus cinco filhos, 18 e 25 anos, estão passando bem, informou a prefeitura.

    Publicidade

    O caso surpreendeu a polícia de Ruinerwold, que investiga se as seis pessoas viviam lá voluntariamente ou se eram forçadas à reclusão por Josef B. As informações colhidas pela imprensa e pelas autoridades são ainda preliminares e insuficientes para elucidar o que se passava naquela fazenda remota. O prefeito local, Roger de Groot, resumiu esse quebra-cabeça com peças espalhadas ao dizer que a polícia trabalha “com todos os cenários possíveis”.

    Publicidade

    Marceneiro austríaco, Josef B., de 58 anos, não recebia bem seus vizinhos, reportou o jornal De Telegraaf. Pelo menos um deles afirmou estranhar “todas aquelas câmeras pela casa”.  Ele não era o proprietário do lugar, mas sim o inquilino. Alida ten Oever, dona da fazenda, afirmou ter apenas alugado o imóvel, sem manter contato com Joseph B. “Nunca vi nada de errado. Estamos realmente perplexos”, relatou. “Ele sempre pagava direitinho.”

    Segundo a agência de notícias Associated Press, o prefeito de Ruinerwold afirmou que a família se mudou para a fazenda há nove anos. O paradeiro da mãe dos cinco jovens é incerto. O jornal Algemeen Dagblad afirma que os policiais consideram a possibilidade de ela ter morrido durante esse período e enterrada  na fazenda.

    Publicidade

    De Groot disse que a casa era dividida em “um número improvisado de quartos”. O jornal De Telegraaf informou que a família ocupava “uma pequena sala sempre fechada”, e não uma adega, como foi mencionado inicialmente. 

    Continua após a publicidade

    O caso foi revelado após o mais velho dos filhos de Joseph B., de 25 anos, ter visitado um bar local duas vezes nos últimos dez dias. No domingo 13, o jovem entrou no estabelecimento “aparentando estar confuso”, disse o proprietário do bar, Chris Westerbeek. Tinha os cabelos longos emaranhados.

    Publicidade

    “Ele disse que fugiu e que precisava de ajuda. Contou que nunca havia estudado. Então, chamamos a polícia”, disse Westerbeek.

    Por meio de sua conta no Twitter, a polícia local anunciou ter sido alertada sobre o caso por alguém “preocupado com a condição de vida” da família.

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.