Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Plano de modernização: Arábia Saudita investe em entretenimento e turismo

País pretende injetar US$ 64 bilhões em sua indústria de entretenimento e deve iniciar pela primeira vez em sua história a emissão de vistos de turismo

Por Da redação
Atualizado em 4 abr 2018, 21h43 - Publicado em 4 abr 2018, 21h32

Um dos países mais fechados do planeta e com estrita lei islâmica, a Arábia Saudita divulgou hoje planos concretos para começar a se abrir para o mundo. Como parte do plano de modernização conduzido pelo príncipe Mohammed bin Salman, a Arábia Saudita está investindo na introdução de novas formas de lazer e entretenimento, bem como –ineditamente–  no turismo no país.

O ambicioso plano Vision 2030, lançado pelo príncipe herdeiro há dois anos, tem como objetivo reformar a economia saudita, de forma a reduzir a dependência do país em relação ao petróleo, e desenvolver outros setores públicos, como saúde, educação, infraestrutura, entretenimento e turismo.

Segundo a revista Fortune, a Arábia Saudita pretende investir 64 bilhões de dólares em sua ainda incipiente setor de entretenimento.

O país já estabeleceu a Autoridade Geral de Entretenimento, um órgão do governo com poderes para atender à enorme demanda do reino saudita, com 32 milhões de habitantes e receptora de milhões de muçulmanos que visitam o país em peregrinação anualmente.

A construção de uma ópera na capital Riad já está em andamento e o país planeja sediar 5.000 eventos de entretenimento somente neste ano, segundo afirmou uma fonte da Autoridade Geral de Entretenimento à emissora BBC. Os artistas que irão se apresentar no reino incluem a banda pop americana Maroon 5 e o Cirque du Soleil.

Continua após a publicidade

“No passado, os investidores saíam do reino para produzir seu trabalho e depois o exibiam na Arábia Saudita”, disse Ahmed bin Aqeel al-Khatib, chefe da Autoridade de Entretenimento Geral. “Hoje, a mudança vai acontecer e tudo relacionado ao entretenimento será feito aqui. Se Deus quiser, veremos uma mudança real até 2020.”

Como parte de sua turnê pelos Estados Unidos, o príncipe Mohammed bin Salman se encontrou em sua residência em Los Angeles com Robert Allen Iger, presidente e CEO da Walt Disney Company, na última terça-feira.

Os dois discutiram uma potencial cooperação nas áreas de entretenimento, cultura e cinema. A reunião também contou com a presença do príncipe Khaled bin Salman, embaixador da Arábia Saudita em Washington, bem como outros membros da delegação oficial saudita.

Continua após a publicidade

O príncipe herdeiro se reuniu ainda com um grupo de empresários da área de entretenimento e da imprensa dos Estados Unidos e discutiu outras formas de cooperação, assim como as mais recentes tecnologias do setor.

Turismo

As autoridades de Riad também anunciaram planos para desenvolver a indústria do turismo e revelaram uma iniciativa para renovar as diretrizes de emissão de vistos, visando abrir o país para visitantes de todo o mundo.

Será a primeira vez que a Arábia Saudita emitirá vistos especificamente para o turismo, embora estrangeiros tenham sido autorizados a entrar no país para visitas religiosas, de negócios e pessoais no passado.

Continua após a publicidade

Como parte da tentativa de diversificar sua economia, o príncipe herdeiro também divulgou no ano passado planos para a construção de uma zona econômica independente de 500 bilhões de dólares, que incluiria um centro turístico no qual homens e mulheres poderão se misturar livremente.

Em setembro passado, o governo anunciou que finalmente daria às mulheres o direito de dirigir. Neste ano, as mulheres tiveram permissão para assistir a eventos esportivos em estádios pela primeira vez e o governo revogou sua proibição às salas de cinema.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.