Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Para Donald Trump, a Lua “faz parte de Marte”

Em deslize pelo Twitter, presidente americano afirma que Nasa não deveria investir em projetos para retornar à Lua, para os quais prometeu US$ 1,6 bilhão

A Lua é um satélite da Terra. Marte é outro planeta do sistema solar, certo? Não, de acordo com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Como “ensina” o republicano, que não acredita em aquecimento global, a Lua faz parte do “Planeta Vermelho”.

Em postagem confusa em sua página oficial no Twitter nesta sexta-feira, 7, o presidente americano afirmou que a Agência Especial Americana (Nasa) não precisa investir em projetos para voltar à Lua, mas, sim, “concentrar-se nas coisas muito maiores que estamos fazendo, incluindo Marte (do qual a Lua faz parte) ”.

Trump abordava os investimentos já feitos pela agência espacial americana para voltar ao único satélite da Terra – os mesmos que, em maio passado, ele recomendava. Naquela época, ele afirmou que destinaria 1,6 bilhão de dólares a mais do orçamento nacional para que a Nasa voltasse a investir em uma nova viagem espacial à Lua.

Não ficou claro o que fez o presidente mudar de ideia. Segundo Trump, voltar ao satélite natural da Terra não deveria ser prioridade. E, acertadamente, concluiu: “Já fizemos isso há 50 anos”.

 

Veja também

Seguidores de Trump no Twitter ironizaram e destilaram ironias e humor em seus comentários sobre o post do republicano. Vários deles questionaram a mudança de postura do líder sobre a nova missão para a Lua, enquanto outros caçoaram de sua posição sobre o satélite pertencer a Marte.

“Espera, a Lua faz parte de Marte? Eu faltei a esse dia na aula de Ciência? ”, brincou uma seguidora.

“Imagine como ele fala com outros líderes mundiais durante as duras negociações com tradutores. Se Trump é confuso e incoerente no Twitter em inglês, imagine o que acontece em outros lugares. É assustador e absolutamente perigoso”, escreveu outro usuário.

“A Lua não faz parte de Marte, mas fique à vontade para cumprir sua sentença de prisão em qualquer um deles!”, escreveu mais um seguidor, em referência aos pedidos de impeachment e de abertura de processo criminal contra Trump levantados por membros do Partido Democrata.

Após a postagem do presidente americano, o termo The Moon (A Lua), se tornou um dos mais comentados do Twitter nesta sexta-feira, 7. Mais cedo, a Nasa anunciara a abertura da Estação Espacial Internacional (ISS) para viagens turísticas e empresariais a partir de 2020.

A medida permite que empresas privadas possam alugar por um tempo parte da ISS. Entre os propósitos comerciais, as viagens poderiam ser usadas para gravação de filmes e propagandas, além de testes de novos produtos. Trump ainda não manifestou interesse na excursão pelas redes sociais.