Para combater esvaziamento de cidades, Japão vende casas por 500 dólares
País tenta atrair pessoas para as áreas rurais da cidade, que parecem cenários de filme de terror com tantas casas vazias

Com grave queda populacional, o Japão passou a oferecer casas a 500 dólares, cerca de 2.400 reais, para atrair novos moradores para as áreas rurais. O subsídio é dirigido a residências que estão vazias ou foram abandonadas por seus antigos moradores.
De acordo com pesquisa feita pelo Instituto de Habitação e Terrenos do Japão, Wakayama, vilarejo a 15 minutos de Osaka, teve a maior taxa de vacância do país, com 18,8% das residências desocupadas. De acordo com a prefeitura de Osaka, a população local vem diminuindo desde 1996.
Conhecida no país como akiya, as residências vazias tornaram-se ainda boa oportunidade para começar novos negócios. , Já foram construídos cinemas, lojas e feiras nestes espaços.
Segundo levantamento feito pelo próprio governo japonês, há ao menos 8,5 milhões de casas vazias no país. O fenômeno é resultado do decréscimo populacional, hoje de 250.000 pessoas por ano.
Como resultado, a economia do país enfrenta um cenário de estagnação que já dura três décadas.
Algumas não podem ser ocupadas e nem demolidas. Muitas vezes não se sabe nem quem são os proprietários, porque eles não as querem.
Elas também não são consideradas seguras para a habitação, uma vez que muitas foram construídas antes das leis de padrão de construção do Japão, e podem ser consideradas frágeis em caso de terremoto.