Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Papa condena mortes de palestinos na Faixa de Gaza

O pontífice pediu para que sejam redobrados os esforços pelo diálogo em busca de justiça e paz no Oriente Médio

Por Da Redação
Atualizado em 17 Maio 2018, 10h23 - Publicado em 16 Maio 2018, 12h56

O Papa Francisco condenou nesta quarta-feira (16) a morte de 60 palestinos por forças israelenses perto da fronteira entre Gaza e Israel, dizendo que essas mortes só levarão a mais violência. Ele também fez um apelo por diálogo entre os dois povos para levar justiça e paz ao Oriente Médio.

“Eu expresso minha grande dor pelos mortos e feridos e estou muito próximo em oração e carinho a todos aqueles que estão sofrendo”, disse o papa a dezenas de milhares de pessoas, durante sua audiência geral na Praça de São Pedro. “Repito que o uso da violência nunca leva à paz. A guerra gera guerra, e a violência gera violência”.

Ao Vatican News, o padre brasileiro Mário da Silva, pároco em Gaza, agradeceu as palavras de Francisco e pediu para que todos olhem para a situação atual de Gaza. “Uma situação realmente de miséria, muito difícil, e na qual as pessoas estão desesperadas e pedindo ajuda com o mínimo possível para a sobrevivência nessa Terra Santa”, relatou.

Forças israelenses mataram 60 palestinos perto da fronteira entre Gaza e Israel na segunda-feira durante manifestações contra a abertura da embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém e também contra o Nakba (catástrofe, em árabe), como se referem à independência israelense, em 1948. Segunda-feira foi o dia mais sangrento em Gaza nos últimos quatro anos.

 

O Papa Francisco, que visitou Israel e os territórios palestinos em 2014, pediu a ambos os lados em conflito e à comunidade internacional que redobrem os esforços “para que o diálogo, a justiça e a paz prevaleçam”.

Em dezembro passado, quando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou sua decisão de transferir a embaixada norte-americana para Jerusalém, Francisco pediu que o status quo de Jerusalém fosse respeitado, dizendo que uma nova tensão no Oriente Médio iria inflamar ainda mais os conflitos mundiais.

(Com Reuters)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.