Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Oposição da Venezuela aprova leis para governo de transição

Estatuto prevê que o futuro governo transitório terá 12 meses para realizar novas eleições

Por Da Redação
6 fev 2019, 14h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Controlada pela oposição, a Assembleia Nacional da Venezuela aprovou na terça-feira 5 um pacote de leis para reger a transição política do país, caso a saída do presidente Nicolás Maduro se confirme. O estatuto prevê, entre outras coisas, a duração máxima do governo transitório e suas responsabilidades políticas e econômicas.

    Os parlamentares aprovaram um prazo máximo de 12 meses para a realização de nova eleições. Durante este período, as responsabilidades e funções do Executivo permaneceriam sob o controle do presidente da Assembleia, Juan Guaidó, que se autoproclamou governante do país no dia 23 de janeiro.

    Além disso, fica a cargo do parlamento estabelecer um organismo eleitoral que garanta futuras eleições livres e justas. No momento, o Conselho Nacional Eleitoral é liderado por cinco diretores, quatro deles considerados partidários de Maduro, segundo a agência Efe.

    As leis também atribuem à Assembleia Nacional a função de garantir que possíveis candidatos “possam exercer seus direitos políticos de livre candidatura aos cargos públicos”, em referência a desqualificação de diversos líderes da oposição nas última corrida presidencial, incluindo o duas vezes candidato Henrique Capriles.

    Entre as pautas sociais, o destaque foi a questão humanitária da Venezuela, que enfrenta uma forte crise de abastecimento, hiperinflação e emigração, pressionando os países vizinhos. Os opositores se preparam para receber os primeiros envios de ajuda, vindos de países aliados, que entrariam pelas fronteiras com Colômbia e Brasil. Não ficou claro como essa operação será feita, já que enfrenta a resistência de Maduro e do Supremo Tribunal, que declarou que as remessas estrangeiras “contrariam a Constituição.”

    Continua após a publicidade

    O Estatuto tem seis capítulos e 40 artigos, quatro a mais que sua versão original, incluindo seções adicionais autorizando que a Assembleia Nacional aponte novos diretores para a PDVSA, a estatal petrolífera venezuelana, maior fonte de renda do governo e centro de uma polêmica envolvendo os Estados Unidos, que bloquearam os ativos da empresa depositados em bancos americanos.

    O ex-presidente da Assembleia, Omar Barboza, disse que o documento é “indispensável” para a transição, já que estabelece “a rota política e legal” para que o processo seja feito “respeitando normas constitucionais.”

    O Parlamento, cujo poder foi neutralizado pela Suprema Corte chavista há quase dois anos, não reconhece a legitimidade do segundo mandato de Maduro, que tomou posse no meio de janeiro, afirmando que o líder é um “usurpador.”

    Continua após a publicidade

    Maduro, por sua vez, diz que foi eleito por meio de eleições livres e acusa os Estados Unidos, a União Europeia e a maioria dos países latino-americanos de orquestrar um golpe de Estado.

    (com AP, Agência Efe)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.