Um importante líder do Estado Islâmico acusado de planejar ataques no Oriente Médio e na Europa foi morto em um ataque de helicóptero dos Estados Unidos nesta segunda-feira, 17, informou o Pentágono em um comunicado.
Segundo o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, o ataque teve como alvo Abd-al-Hadi Mahmud al-Haji Ali e foi iniciado depois que as Forças Armadas coletaram informações de que o Estado Islâmico planejava sequestrar autoridades no exterior.
“Embora degradado, o ISIS (Estado Islâmico) continua capaz de conduzir operações na região e tem desejo de atacar além do Oriente Médio”, afirmou o chefe do Comando Central dos EUA, general Michael Kurilla, em comunicado anterior.
+ Pentágono: Vazamento de informações sigilosas foi ato criminoso deliberado
Ele também comunicou que outras duas pessoas armadas foram mortas no ataque e que nenhum civil foi ferido. Há duas semanas, as forças dos EUA mataram Khalid Aydd Ahmad al-Jabouri, outro líder sênior do Estado Islâmico. Segundo o Comando Central dos Estados Unidos, ele era responsável pelo planejamento de ataques na Europa e Turquia.
Cerca de um terço do Iraque e da Síria foi controlado pelo Estado Islâmico em seu auge, em 2014. No entanto, embora tenha sido derrotado em ambos os países, seus militantes continuam a realizar ataques insurgentes.