Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Obama surpreende (e emociona) vice com última homenagem

"Conhecer Joe Biden é conhecer amor sem pretensão", diz presidente, ao conceder ao vice a mais alta honraria civil do país

Por Da redação Atualizado em 12 jan 2017, 22h46 - Publicado em 12 jan 2017, 20h21

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, surpreendeu seu vice, Joe Biden, nesta quinta-feira, ao lhe conceder a Medalha Presidencial da Liberdade, a mais alta honraria civil no país. A emocionante homenagem, a última de Obama no cargo, levou lágrimas aos olhos de ambos.

“Conhecer Joe Biden é conhecer amor sem pretensão, serviço sem presunção e viver a vida plenamente”, disse Obama, em uma cerimônia que uniu funcionários do governo e familiares do vice. O texto oficial do prêmio elogia Biden por seu “charme, franqueza, otimismo impassível e profundo e permanente patriotismo”.

O presidente resolveu lembrar ainda a parceria pessoal entre a dupla durante os últimos oito anos, que chegou a ficar conhecida como “Obiden” na internet por sua boa amizade. “Esse é o tipo de família que construiu esse país. Por isso minha família está honrada em se considerar Bidens honorários”, disse Obama.

  • Biden ficou visivelmente surpreso e emocionado com a homenagem, e Obama ainda brincou que os internautas terão mais uma chance de brincar sobre o seu “bromance”. O vice então agradeceu por ser parte da “jornada de um homem marcante, que fez coisas marcantes”. Segundo Biden, ele não fazia ideia de que receberia o prêmio e achava que seria apenas uma confraternização da equipe de trabalho.

    “Essa honra não é apenas muito além do que eu mereço, mas é um reflexo da extensão e da generosidade de seu espírito”, disse Biden a Obama. “Eu não mereço, mas sei que sei que veio do coração do presidente”.

    Continua após a publicidade
    Publicidade