Relâmpago: Assine Digital Completo por 1,99

O milagre da comunicação: como o Vaticano virou um case de mídia global

Mesmo sem fumaça branca, a comunicação do Vaticano já é um espetáculo à parte — e tem muito do papa Francisco nisso

Por Cinthia Rodrigues, de Roma
7 Maio 2025, 13h54

Enquanto a fumaça branca não sobe da Capela Sistina, há um outro “habemus” em curso: o da comunicação digital. Nunca antes na história do Vaticano se falou tanto, com tanta gente e em tempo real sobre os bastidores da Igreja. E isso tem nome: papa Francisco.

Desde que iniciou seu pontificado, em 2013, Jorge Mario Bergoglio trouxe não só um novo tom pastoral, mas também uma linguagem digital inovadora. Sob sua liderança, o Vaticano profissionalizou sua presença nas plataformas sociais, humanizou suas transmissões e tornou suas mensagens mais acessíveis — tanto para os fiéis quanto para aqueles fora da Igreja.

+ Cardeais apostam nas redes sociais às vésperas do conclave que vai eleger o próximo papa

Hoje, a Santa Sé opera com uma estrutura de comunicação gigante. O Vatican Media, braço oficial da cobertura institucional, transmite imagens ao vivo com qualidade de TV internacional. Nas redes sociais, o alcance é gigantesco: a conta oficial do papa Francisco no X (ex-Twitter), @Pontifex, é publicada em nove idiomas e já ultrapassa 53 milhões de seguidores. No Instagram, @franciscus passa dos 10 milhões.

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Pope Francis (@franciscus)

Durante o período de sede vacante (quando não há papa), a @Pontifex não é desativada, mas alterada. O nome passa a ser Sede Apostólica Vacante, como ocorreu após a renúncia de Bento XVI, garantindo a continuidade da presença institucional nas redes sociais até que o novo sucessor seja eleito. A expectativa é que o novo Santo Padre receba uma conta exclusiva no Instagram, que certamente atrairá milhares de seguidores imediatamente.

Continua após a publicidade

Entretanto, os protagonistas dessa estratégia não se limitam apenas aos bastidores. Muitos cardeais também passaram a compartilhar suas reflexões e vivências em tempo real, com o intuito de dar aos fiéis uma visão mais transparente do que acontece durante o conclave. Nunca antes a Igreja Católica foi tão acessível.

+ Selfies e sapatos de couro: como Francisco transformou a fé em memes para mandar seu recado

Apesar da forte presença digital, Francisco manteve um compromisso com os jornalistas. Desde o início de seu pontificado, cultivou uma relação de respeito mútuo com a imprensa. Durante suas internações e momentos críticos de saúde, fez questão de garantir que os profissionais fossem informados imediatamente, sem intermediários. Esse tipo de transparência não é apenas uma questão de comunicação, mas de coerência com a missão de sua liderança.

Além disso, o papa sempre se manteve atento aos avanços tecnológicos e suas consequências éticas. Ele discutiu abertamente sobre os desafios da inteligência artificial, defendendo o uso dessas tecnologias de maneira responsável e humana, sem comprometer a dignidade das pessoas. O pontífice alertou que, se mal aplicadas, essas inovações poderiam acentuar desigualdades sociais e aumentar a divisão entre diferentes grupos.

Continua após a publicidade

Francisco foi alvo de fake news: de falas manipuladas a imagens falsas, como a foto em que ele usava um casaco “puffer branco”, gerada por inteligência artificial. Francisco reagiu com bom humor, mas com seriedade. “As redes podem unir, mas também ferir. O discernimento é essencial”, disse em uma de suas homilias.

Imagem do papa Francisco criada por realidade virtual que enganou vários sites de notícias e perfis em redes sociais
Imagem do papa Francisco feito por IA: ele não era afeito à moda (Twitter/Reprodução)

Se hoje o mundo acompanha a espera por um novo papa em tempo real, com vídeos, traduções simultâneas e bastidores quase cinematográficos, é porque o milagre da comunicação já aconteceu. E, como todo milagre, começou com fé – e uma boa conexão de Wi-Fi.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ECONOMIZE ATÉ 88% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.