Nova pesquisa amplia vantagem de Kamala Harris sobre Trump em eleição nos EUA
Atual vice-presidente dos Estados Unidos e candidata democrata está quatro pontos a frente do republicano
Uma nova pesquisa eleitoral dos Estados Unidos mostrou que Kamala Harris ampliou sua vantagem na corrida eleitoral contra Donald Trump em três estados-chave. A atual vice-presidente do país está quatro pontos percentuais à frente do rival republicano em Wisconsin, Pensilvânia e Michigan, de acordo com dados da pesquisa do The New York Times e da Siena College. A três meses da eleição nos EUA, Kamala tem a projeção de quase 2.000 prováveis eleitores nos três estados.
Segundo o The Guardian, as pesquisas foram realizadas entre 5 e 9 de agosto, na semana em que Harris nomeou Tim Walz, do centro-oeste, governador de Minnesota e ex-professor do ensino médio, como seu vice e companheiro de chapa no pleito que será realizado em novembro.
Kamala saiu candidata após a desistência de Joe Biden de disputar a reeleição. Os resultados são otimistas para o Partido Democrata, já que o atual presidente aparecia empatado com Trump — ou ligeiramente atrás do republicano — nas pesquisas de intenções de voto. Segundo os entrevistados da pesquisa publicada no NY Times, Harris é considerada “mais inteligente, mais honesta e com temperamento mais apto para governar o país do que Trump”.
Kamala Harris e Tim Walz estão viajando em campanha pelo país, passando inicialmente em estados indecisos e cruciais para a eleição. Neste sábado, 10, a chapa tem um comício em Las Vegas, Nevada, estado em que Joe Biden e sua então vice venceram por dois pontos na corrida de 2020.
Outras pesquisas sobre Harris x Trump
Um levantamento publicado na sexta-feira, 9, pelo FiveThirtyEight, maior site de análise de pesquisas de opinião dos Estados Unidos, colocou a candidata democrata e vice-presidente americana, Kamala Harris, com uma vantagem de 2,1 pontos sobre o ex-presidente, Donald Trump, na corrida pela Casa Branca. Na média nacional, Kamala lidera em três estados-chave para o pleito: Michigan, Pensilvânia e Wisconsin. Trump, no entanto, está à frente no Arizona e na Geórgia. Os cinco locais são considerados importantes para uma vitória eleitoral por serem swing states, ou seja, que ora os eleitores votam nos democratas, ora nos republicanos.
Em outros estados-chave sem pesquisas suficientes para calcular médias, como a Carolina do Norte, o ex-presidente lidera por cerca de três pontos. Os candidatos estão quase empatados em Nevada, onde levantamentos recentes da CBS e da Bloomberg deram a Harris uma vantagem de dois pontos.