Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

No deserto do Atacama, Chile terá maior câmera astronômica do mundo

Equipamento será parte do Observatório Rubin, que tem como objetivo explorar a natureza da energia escura e da matéria escura no universo

Por Da Redação
5 jun 2024, 15h39
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A maior câmara digital para astronomia do mundo teve sua construção concluída e será instalada ainda neste ano no deserto do Atacama, no Chile. Com uma resolução acima de 3,2 gigapixels, o equipamento pesa quase três toneladas.

    Publicidade

    O Observatório Vera C. Rubin é um sistema complexo capaz de mapear todo o céu visível e composto por um telescópio terrestre de campo amplo de 8,4 metros, pela câmera e por um sistema automático de processamento de dados. As peças necessárias para a sua construção precisaram ser transportadas em diversos veículos até chegarem na montanha do Cerro Pachón, nos limites do deserto do Atacama. 

    Publicidade

    “Tudo o que precisávamos para as operações [está] agora no cume e pronto para verificação e, esperançosamente, para instalação um pouco mais tarde este ano”, disse Stuartt Corder, diretor científico da associação de universidades AURA e vice-diretor do centro NOIRLab, que irá operar o observatório.

    A construção do observatório tem como objetivo explorar a natureza da energia escura e da matéria escura no universo, que ainda é pouco conhecida, e estudar a possibilidade de asteroides ou estrelas colidirem com a Terra. Ele será responsável por gerar durante uma década 20 terabytes de dados por noite, produzindo um gigantesco banco de informações. 

    A maioria dos grandes investimentos mundiais em astronomia é instalada no Chile devido ao céu claro do deserto do Atacama, que proporciona melhores condições para a observação.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.