Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Nasa diz que explosão em Manhattan pode ter sido passagem de meteoro

Grande estrondo foi ouvido na manhã de terça-feira próximo à Estátua da Liberdade; agência espacial diz que meteoro se desintegrou 46km acima da cidade

Por Da Redação
17 jul 2024, 13h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Nasa Meteor Watch, braço da agência espacial americana que monitora fragmentos de corpos celestes, afirmou nesta quarta-feira, 17, que um forte estrondo que ressoou por Manhattan, nos Estados Unidos, na manhã anterior pode ter sido provocado pela explosão de um meteoro.

    Publicidade

    De acordo com o órgão, um “pedaço de lixo espacial” passou sobre a cidade em plena luz do dia na terça-feira 16 e “foi avistado pela primeira vez a uma altitude de 78 quilômetros acima de Upper Bay”, parte norte da baía de Nova York. Mas o grupo sublinhou que a estimativa é “grosseira e incerta”, uma vez que se baseou em relatos de testemunhas e não em dados de câmaras ou satélites.

    Publicidade

    O fenômeno se trataria de uma bola de fogo, “meteoros excepcionalmente brilhantes, espetaculares o suficiente para serem vistos em uma área muito ampla”, disse a Nasa. Segundo a agência, o objeto viajava a quase 55 mil km/h e “desceu em um ângulo íngreme, de apenas 18 graus da vertical, passando sobre a Estátua da Liberdade, antes de se desintegrar 46 quilômetros acima do centro de Manhattan”.

    Sem danos

    No entanto, a Nasa afirmou que o estrondo ouvido pelos nova-iorquinos, bem como tremores relatados, pode ser devido à atividade militar nas proximidades. Relatos de sons e tremores incomuns também vieram do sul de Nova Jersey e de partes do Queens e do Brooklyn, de acordo com o órgão de gerenciamento de emergências de Nova York, o NYCEM.

    Publicidade

    “O Gerenciamento de Emergência não recebeu relatos de danos ou ferimentos relacionados a este evento. O monitoramento da situação e a comunicação com nossas agências parceiras continuam. Para questões de segurança de vida, ligue para 911, 311 para não emergências”, escreveu o diretor executivo de informação pública do NYCEM, Aries Dela Cruz, no X, antigo Twitter.

    Continua após a publicidade

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.