A Nasa Meteor Watch, braço da agência espacial americana que monitora fragmentos de corpos celestes, afirmou nesta quarta-feira, 17, que um forte estrondo que ressoou por Manhattan, nos Estados Unidos, na manhã anterior pode ter sido provocado pela explosão de um meteoro.
De acordo com o órgão, um “pedaço de lixo espacial” passou sobre a cidade em plena luz do dia na terça-feira 16 e “foi avistado pela primeira vez a uma altitude de 78 quilômetros acima de Upper Bay”, parte norte da baía de Nova York. Mas o grupo sublinhou que a estimativa é “grosseira e incerta”, uma vez que se baseou em relatos de testemunhas e não em dados de câmaras ou satélites.
O fenômeno se trataria de uma bola de fogo, “meteoros excepcionalmente brilhantes, espetaculares o suficiente para serem vistos em uma área muito ampla”, disse a Nasa. Segundo a agência, o objeto viajava a quase 55 mil km/h e “desceu em um ângulo íngreme, de apenas 18 graus da vertical, passando sobre a Estátua da Liberdade, antes de se desintegrar 46 quilômetros acima do centro de Manhattan”.
Sem danos
No entanto, a Nasa afirmou que o estrondo ouvido pelos nova-iorquinos, bem como tremores relatados, pode ser devido à atividade militar nas proximidades. Relatos de sons e tremores incomuns também vieram do sul de Nova Jersey e de partes do Queens e do Brooklyn, de acordo com o órgão de gerenciamento de emergências de Nova York, o NYCEM.
“O Gerenciamento de Emergência não recebeu relatos de danos ou ferimentos relacionados a este evento. O monitoramento da situação e a comunicação com nossas agências parceiras continuam. Para questões de segurança de vida, ligue para 911, 311 para não emergências”, escreveu o diretor executivo de informação pública do NYCEM, Aries Dela Cruz, no X, antigo Twitter.
Emergency Management has received no reports of damage or injuries related to this event. Monitoring of the situation and communication with our partner agencies continues. For life safety concerns please call 911, 311 for non-emergencies.
— Aries Dela Cruz (@AriesNYCEM) July 16, 2024